Doping no São Paulo: entenda os próximos passos do caso de Gonzalo Carneiro

415

GloboEsporte.com

Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan 

Atleta testou positivo para suspeita de uso de cocaína e foi suspenso provisoriamente; ele tem até esta quarta como prazo formal para pedir contraprova, mas há tolerância de mais dias.

O atacante Gonzalo Carneiro, do São Paulo, tem até esta quarta-feira como prazo formal para pedir a contraprova do exame antidoping que testou positivo para a suspeita de uso de cocaína. O uruguaio foi suspenso provisoriamente.

O protocolo do Código Mundial Antidopagem de 2015 é de que o atleta tem sete dias a partir do comunicado para fazer o pedido da contraprova.

Publicidade

Apesar disso, a ABCD (Agência Brasileira de Controle de Dopagem) pode estender esse prazo por alguns dias. Se a requisição for feita, por exemplo, na sexta-feira, provavelmente haverá tolerância. A ideia é que o jogador tenha garantido o direito de defesa.

Gonzalo Carneiro durante treino no São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Gonzalo Carneiro durante treino no São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Entenda abaixo o que acontece nos casos de Gonzalo Carneiro pedir ou recusar a contraprova:

  • Recusar a contraprova: Gonzalo Carneiro aceitaria o resultado do teste inicial, que apontou suspeita de uso de cocaína. Para isso, ele precisará escrever um documento no qual diz abrir mão do exame. Neste cenário, o processo, que pode durar meses, se torna mais curto. Embora não seja uma regra, o fato de recusar a contraprova diminui as chances de defesa do jogador e aumenta a probabilidade de uma punição pesada. De certa forma, é como se o atleta assumisse a culpa.

Passo a passo do processo caso Carneiro realize a contraprova:

  1. Gonzalo Carneiro solicita uma contraprova do exame antidoping;
  2. ABCD marca uma nova data e precisa da disponibilidade do laboratório, fechado exclusivamente para a realização da contraprova; processo pode ser mais demorado;
  3. No dia do exame nenhum dos três técnicos (coletores) que estiveram na primeira coleta podem estar presentes neste novo procedimento;
  4. Carneiro, seus representantes ou empresários escolhem qual técnico (coletor) vai realizar o exame;
  5. O resultado do exame fica pronto no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte;
  6. Após o exame de contraprova haverá duas amostras. Gonzalo Carneiro, então, será convocado para uma audiência de instrução onde, ao lado do seu advogado, dará a sua versão do que aconteceu;
  7. Caso a substância encontrada na contraprova também seja proibida o jogador continuará suspenso provisoriamente até a realização do julgamento e terá um período de tempo para elaborar a sua defesa;
  8. O julgamento, então, será marcado. Esse período pode ser de aproximadamente cinco ou seis meses. O tempo de espera se dá porque o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) é responsável por julgar todas as modalidades esportivas do Brasil e tem alta demanda;
  9. A última punição no Brasil pelo uso de cocaína foi de Diogo Vitor, do Santos. Ele recebeu gancho de dois anos longe do futebol.
Carneiro em treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Carneiro em treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Gonzalo Carneiro está suspenso provisoriamente. O atacante uruguaio foi pego em exame feito pelo controle de doping da Federação Paulista de Futebol, aprovado pela Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), e comunicado pelo órgão na quarta-feira da semana passada.

O jogo em questão foi contra o Palmeiras no Pacaembu, na primeira fase do Paulistão, no dia 16 de março – ele jogou os 90 minutos, e o Tricolor perdeu por 1 a 0.

O uruguaio foi contratado pelo São Paulo em abril do ano passado e assinou com o clube até 31 de março de 2021. O São Paulo pagou ao Defensor Sporting, do Uruguai, 800 mil dólares (R$ 2,6 milhões na cotação da época) por 50% dos direitos de Gonzalo Carneiro.