Em meio à alta de quarteto, Cuca valoriza trabalho de Jardine com garotos na base do São Paulo

1060

“Temos também de reconhecer o trabalho do Jardine, foi ele que fez todos esses meninos praticamente”, diz treinador. Luan, Liziero, Igor Gomes e Antony viraram titulares do time

Por Marcelo Hazan — GloboEsporte.com


Luan, Liziero, Igor Gomes e Antony, revelados na base e titulares do São Paulo, viraram sensações entre a torcida. Em meio à alta do quarteto de Cotia, o técnico Cuca elogiou o trabalho de André Jardine na formação dos garotos desde a base.

– Acho que esses meninos todos que estão aparecendo, mais o Rodrigo, Walce… É até meio estranho falar, mas temos também de reconhecer o trabalho do Jardine. Foi ele que fez todos esses meninos praticamente – disse.

– Dando uma olhada para trás, ele pegou um time numa Libertadores, com uma necessidade muito grande, muitos grandes jogadores, e não conseguiu fazer esses meninos jogarem por uma situação ou outra. Esses meninos estão aparecendo. É plantio, não está se colhendo nada ainda. E tem de reconhecer o trabalho do outro profissional. Tomara que a gente possa descobrir mais talentos e dar oportunidade a eles também – completou Cuca.

Publicidade
Igor Gomes, Antony, Liziero e Luan: o quarteto de Cotia no São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Igor Gomes, Antony, Liziero e Luan: o quarteto de Cotia no São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

André Jardine saiu do cargo de técnico do time profissional no dia 14 de fevereiro, após a eliminação para o Talleres, pela primeira fase da Copa Libertadores. Ele foi substituído de forma interina por Vagner Mancini até Cuca terminar seu tratamento cardiológico.

Na parte final desse período de quase 50 dias, Mancini apostou no quarteto como titular. Eles jogaram juntos nas vitórias por 2 a 1 e 1 a 0 sobre o Ituano (quartas de final), e no empate sem gols com o Palmeiras (primeiro duelo da semifinal). Agora, o antes comandante interino volta à função de coordenador técnico e vai auxiliar Cuca nesta transição.

Vagner Mancini e Cuca juntos no CT do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Vagner Mancini e Cuca juntos no CT do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Havia a esperança de que Jardine aproveitasse mais os garotos no time principal, justamente porque o técnico trabalhava na base. Mas no começo do ano Luan e Igor Gomes foram convocados pela CBF para disputar o Sul-Americano Sub-20.

Luan era capitão da seleção de base, e Igor Gomes tinha Hernanes, Nenê e Shaylon (posteriormente negociado por empréstimo ao Bahia) à frente na posição. Diante disso, o São Paulo decidiu liberar os jogadores.

Por decisão do próprio Jardine e do departamento de futebol, Antony foi disputar a Copa São Paulo com o objetivo de amadurecer e pegar mais rodagem. Deu certo: o atacante se destacou na campanha do título, com quatro gols e seis assistências.

Além do trio, Liziero também foi desfalque com Jardine. O volante se apresentou na pré-temporada com dores no púbis, fez quatro jogos e se lesionou diante do Guarani, no dia 31 de janeiro, quando sofreu um trauma entorse no tornozelo direito. Ele ficou quase dois meses fora e retornou justamente diante do Ituano.

Liziero e André Jardine conversam: volante se machucou pelo São Paulo contra o Guarani — Foto: São Paulo FC / Divulgação

Liziero e André Jardine conversam: volante se machucou pelo São Paulo contra o Guarani — Foto: São Paulo FC / Divulgação

O quarteto com Jardine em 2019:

  • Luan: voltou da seleção e se reapresentou no CT da Barra Funda no dia 11 de fevereiro, dois dias antes do duelo decisivo com o Talleres, pela segunda fase da Copa Libertadores. A comissão técnica optou por não usá-lo dois dias depois, praticamente sem treinar com o grupo, no jogo mais importante do ano.
  • Igor Gomes: se reapresentou no dia 12 de fevereiro, mas, ao lado de Walce e Toró, ganhou mais alguns dias de folga e retornou definitivamente aos treinos no dia 20 de fevereiro.
  • Antony: depois da Copinha, foi relacionado por Jardine contra Guarani (não entrou), São Bento (entrou no intervalo), Talleres (não entrou), Ponte Preta (jogou os 90 minutos, em partida na qual o técnico fazia testes para escolher a escalação no duelo de volta com o Talleres) e Talleres (Helinho foi titular, e Antony entrou no fim do jogo).
  • Liziero: jogou contra Mirassol (entrou no segundo tempo), Novorizontino (titular e substituído), Santos (entrou na etapa final) e Guarani (jogou os 90 minutos e se machucou).

O São Paulo não demitiu Jardine. O clube tem consideração pelo profissional que teve sucesso na base e o auxilia para dar seu próximo passo na carreira. Mas não houve uma definição até o momento. Seu nome foi cotado para treinar a seleção brasileira sub-20, sem técnico após a saída de Carlos Amadeu.

Cuca usou bom humor em treino de finalizações com elenco do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Cuca usou bom humor em treino de finalizações com elenco do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Veja abaixo o status das promessas:

Antony – atacante
Idade: 19 anos
Jogos: 13
Gols: 1
Contrato até: 30/09/2023

Luan – volante
Idade: 19 anos
Jogos: 14
Gols: 0
Contrato até: 31/12/2022

Igor Gomes – meia
Idade: 20 anos
Jogos: 4
Gols: 2
Contrato até: 31/03/2023

Liziero – volante
Idade: 21 anos
Jogos: 46
Gols: 2
Contrato até: 30/04/2023