UOL
Leandro Miranda
Para avançar à final do Campeonato Paulista amanhã sem depender de uma disputa de pênaltis, o Palmeiras terá que fazer o que sempre fez contra o São Paulo no Allianz Parque: vencer. O Verdão ostenta um aproveitamento de 100% contra o rival em seu estádio. Desde a inauguração, foram sete vitórias em sete clássicos, com momentos marcantes como o gol de cobertura de Robinho em Rogério Ceni e a última virada do time, que já tem quase um ano. Nas sete vitórias sobre o Tricolor no Allianz Parque, o Palmeiras marcou 21 gols e sofreu apenas quatro. O retrospecto perfeito em casa é um grande trunfo para superar o rival, que também não vence o alviverde pelo estadual há dez anos. Relembre como foram os clássicos na casa palestrina:
1 – Robinho encobre Rogério Ceni
Palmeiras 3 x 0 São Paulo 25 de março de 2015, pelo Paulista Gols: Rafael Marques (2) e Robinho Assistências: Dudu e Zé Roberto.
O primeiro clássico disputado pelas equipes no Allianz Parque ficou marcado pelo golaço de cobertura que Robinho fez após um erro na saída de bola de Rogério Ceni. Depois, Rafael Marques marcou duas vezes, aproveitando passes de Dudu e Zé Roberto, para fechar o placar. O Palmeiras tinha Oswaldo de Oliveira no comando, enquanto o São Paulo era comandado por Muricy Ramalho.
2 – Goleada com show de Egídio
Palmeiras 4 x 0 São Paulo 28 de junho de 2015, pelo Brasileiro Gols: Leandro Pereira, Victor Ramos, Rafael Marques e Cristaldo Assistências: Egídio (3) e Robinho.
Mais um atropelo palmeirense, que marcou a primeira vitória de Marcelo Oliveira pelo clube e a primeira derrota de Juan Carlos Osorio no São Paulo. O técnico colombiano, inclusive, foi expulso no intervalo. O destaque foi o lateral Egídio, que deu três assistências: rolou para Leandro Pereira fazer o primeiro e cruzou na medida para Rafael Marques e Cristaldo fecharem o placar. O segundo nasceu de batida de escanteio de Robinho convertida de cabeça por Victor Ramos.
3 – Zagueiros decidem a virada.
Palmeiras 2 x 1 São Paulo 7 de setembro de 2016, pelo Brasileiro Gols: Mina e Vitor Hugo Assistências: Jean e Dudu.
Na caminhada para o título brasileiro de 2016, o Palmeiras de Cuca conseguiu uma vitória suada em cima do São Paulo de Ricardo Gomes, que flertava com o rebaixamento. O Tricolor saiu na frente com o argentino Chávez, mas os zagueiros Yerry Mina e Vitor Hugo, com cabeçadas precisas, decretaram a virada alviverde na bola parada.
4 – Mais um gol de cobertura
Palmeiras 3 x 0 São Paulo 11 de março de 2017, pelo Paulista Gols: Dudu, Tchê Tchê e Guerra Assistência: Michel Bastos.
Desta vez, Rogério Ceni estava no banco, como técnico do São Paulo. Mas o Tricolor voltou a sofrer um gol de cobertura, cortesia de Dudu, que abriu o placar com uma pintura do meio-campo para surpreender Denis. Tchê Tchê ampliou com um lindo chute e Guerra fechou a conta após Borja dividir com o goleiro, confirmando os três pontos para o time de Eduardo Baptista.
5 – Virada com golaço de Willian
Palmeiras 4 x 2 São Paulo 27 de agosto de 2017, pelo Brasileiro Gols: Willian (2), Keno e Hyoran Assistências: Deyverson (2), Michel Bastos e Willian.
Mais uma vitória de virada do Verdão com Cuca. O São Paulo de Dorival Júnior saiu na frente com Marcos Guilherme após desatenção da zaga alviverde, mas Willian virou o jogo com dois gols – o segundo, um chute perfeito no ângulo. O Tricolor chegou a empatar com Hernanes, mas Keno e Hyoran definiram a vitória palmeirense após belos passes de Deyverson e Willian.
6 – Vitória que derrubou Dorival
Palmeiras 2 x 0 São Paulo 8 de março de 2018, pelo Paulista Gols: Antônio Carlos e Borja Assistência: Lucas Lima.
O Palmeiras de Roger Machado dominou completamente o São Paulo, em resultado que acabou causando a demissão de Dorival Júnior do Tricolor no dia seguinte. Antônio Carlos abriu o placar de cabeça após cobrança de escanteio de Lucas Lima, enquanto Borja aproveitou rebote em chute de Victor Luís para fazer o segundo.
7 – A última virada do Palmeiras
Palmeiras 3 x 1 São Paulo 2 de junho de 2018, pelo Brasileiro Gols: Willian (2) e Dudu Assistências: Hyoran (2).
Essa foi a última vitória de virada do Palmeiras, há 10 meses. O São Paulo saiu na frente após um vacilo de Edu Dracena, que marcou contra a própria meta ao tentar recuar para Weverton, mas o Verdão, ainda com Roger Machado no comando, se impôs naturalmente e buscou a vitória. Willian fez dois gols de oportunismo e técnica, e Dudu fechou a conta com um peixinho.