Lesões atrapalham planos de Cuca para São Paulo iniciar Brasileirão; veja situação dos jogadores

754

GloboEsporte.com

Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan

Oito jogadores já se contundiram neste ano; quatro estão no departamento médico.

O São Paulo vai estrear no Campeonato Brasileiro no próximo sábado, contra o Botafogo, às 16h, no Morumbi, com quatro desfalques por conta de lesão. Luan foi a última vítima ao ser diagnosticado com um estiramento no músculo posterior da coxa.

– Esses meninos que estavam na Seleção (sub-20) não tiveram parada, vieram direto. Você pergunta: “como o Luan machuca?”. Machuca. Veio direto da competição sub-20 e veio jogar uma sequência dessa. Não é mais jogo de menino, são jogos de homens, adultos, o vigor é outro, a intensidade é outra, o emocional é outro, é outro mundo, e eles estão expostos a isso – explicou o técnico Cuca, nesta segunda, sobre a lesão do volante.

Publicidade
Luan vai desfalcar o São Paulo no início do Brasileirão — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

Luan vai desfalcar o São Paulo no início do Brasileirão — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

As recorrentes lesões de atletas preocupam o São Paulo para essa reta inicial do Brasileirão. Mesmo com os reforços de Tchê Tchê, Vitor Bueno e Alexandre Pato, há problemas em diferentes setores.

No ataque, Pablo era o dono da posição, mas fez um procedimento cirúrgico na última semana para a retirada de um cisto da região lombar e deve retornar apenas depois da parada para a Copa América, em julho. Gonzalo Carneiro, por sua vez, está suspenso provisoriamente por doping. Com isso, Pato será o “camisa 9” da equipe.

Alexandre Pato treina no São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Alexandre Pato treina no São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O meio de campo também sofre com as lesões. Os dois volantes titulares, Luan e Liziero, tiveram um estiramento na coxa e vão perder este início de Brasileirão. O recém-contratado Tchê Tchê deve ganhar uma vaga já na estreia do Tricolor. Ao lado dele deve jogar Jucilei, que perdeu espaço nesse começo de ano e está abaixo do esperado.

Hudson poderia ser uma opção, mas os momentos de baixa de Bruno Peres e Igor Vinícius fizeram com que o volante fosse usado na lateral direita.

Outra hipótese seria a entrada de Hernanes. O meia, porém, voltou recentemente de um estiramento no bíceps da coxa esquerda e evolui fisicamente para atuar durante 90 minutos. No ultimo domingo, ele entrou no intervalo e jogou o segundo tempo da final do Paulistão.

Veja a situação dos jogadores lesionados em 2019:

  • Pablo: retirado de um cisto na região lombar da coluna – de 6 a 8 semanas fora;
  • Luan: estiramento no músculo posterior da coxa esquerda – não há um prazo de retorno, mas normalmente casos assim demandam de três a quatro semanas de recuperação.
  • Liziero: estiramento no músculo posterior da coxa esquerda – não há um prazo de retorno, mas normalmente casos assim demandam de três a quatro semanas de recuperação. O volante sofreu lesões no púbis, torção/trauma no pé direito e na coxa esquerda neste ano;
  • Rojas: recupera de um cirurgia no joelho direito feita em novembro – retorna após a Copa América, em julho
  • Hernanes: se recuperou de um estiramento no bíceps da coxa esquerda e aos poucos se condiciona fisicamente para atingir 100%; também teve detectado um desequilíbrio muscular na pré-temporada.
  • Everton: em fevereiro teve um estiramento muscular na coxa esquerda; retornou, mas ainda não adquiriu sua melhor forma. Sofre com câimbras nas partidas.
  • Biro Biro: em fevereiro teve um pequeno estiramento no músculo reto femoral da coxa direita; não recebeu mais oportunidades desde então;
  • Reinaldo: em fevereiro teve um pequeno estiramento no músculo reto femoral da coxa esquerda.
  • Gonzalo Carneiro: segundo o São Paulo teve uma tendinite no joelho esquerdo. Jogador está suspenso provisoriamente por doping.

– Tem jogador que está voltando, no caso do Everton, que ainda não consegue manter um ritmo de 90 minutos, o próprio Hernanes. Então não é uma equipe homogênea fisicamente, mas não é uma equipe mal trabalhada fisicamente. São os fatos que eu citei que fazem essa decorrência. Então, agora a gente tem de equilibrar dentro de jogos, pondo a equipe que a gente entenda melhor achar no sentido físico e técnico para equilibrar a equipe. Eles (jogadores) pegando ritmo de jogo melhor, certamente vão ter uma condição melhor – disse Cuca.

Com todos esses problemas, o time que vai enfrentar o Botafogo, no próximo sábado, às 16h, no Morumbi deve ter: Tiago Volpi, Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Tchê Tchê e Igor Gomes; Antony, Everton e Pato.

Hernanes atuou na final do Paulistão — Foto: Marcos Ribolli

Hernanes atuou na final do Paulistão — Foto: Marcos Ribolli