GazetaEsportiva.net
José Victor Ligero
O atacante Alexandre Pato estreou pelo São Paulo como centroavante na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no último sábado, no Morumbi. Foi a solução encontrada pelo técnico Cuca para a ausência de Pablo, que se recupera de cirurgia na coluna.
Após a partida, válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o jogador admitiu que sua preferência é atuar como ponta (esquerda), mas se colocou à disposição do treinador para ser a referência na área.
“Minha posição ideal é sempre aberto. Mas se o professor precisar [de mim] lá na frente, vou jogar. O pensamento é sempre o São Paulo, não individual. Estamos iniciando, é um caminho longo, mas estou feliz pela vitória, porque aos poucos a gente vai se entrosando cada vez mais. Temos grandes chances de brilhar no campeonato”, avaliou o camisa 7.
Em entrevista coletiva, Cuca desmentiu que Pato tivesse lhe pedido para atuar como ponta e explicou por que optou por utilizá-lo inicialmente como referência. “Ele, para mim, não falou nada. Pelo contrário, treinou todos esses dias como nosso centroavante”, disse o treinador, que prosseguiu.
“Ele é um tipo de jogador que flutua, até porque não é um jogador de bola aérea. Mas a referência você pode fazer por baixo, ele é inteligente para isso. Ali ele iria sofrer menos do que pelo lado do campo. Vamos devagar, conversando com o jogador e a gente vê o que faz com ele”, acrescentou.
Cuca também pediu paciência com Pato, que sentiu a falta de ritmo após ficar quase cinco meses sem atuar. “Ele já não é um menino. A gente não pode cobrar dele nesse momento nada mais do que ele está dando, porque ficou muito tempo parado”, explicou.
“Temos que tomar cuidado para não deixar ele demasiadamente em campo e expô-lo a uma lesão. Pouco a pouco ele vai se aprumando, melhorando fisicamente e a técnica dele vai aparecendo mais. Ele é importantíssimo para a gente”, ressaltou.
Confira este e outros vídeos em videos.gazetaesportiva.comQuestionado sobre quando alcançaria seu auge técnico e físico, Pato disse: “É jogo a jogo, cada treinamento, é conversar mais, treinar alguns detalhes que precisam, mas estou bem. Para eu entrar no meu ideal, vou precisar de alguns jogos, mas estou feliz pelo meu início”, concluiu.
Com seus primeiros três pontos somados, o São Paulo tentará buscar a segunda vitória seguida no Brasileirão nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), diante do Goiás, no Estádio Serra Dourada.