GloboEsporte.com
Ana Canhedo e Eduardo Rodrigues
Técnico do Timão nunca perdeu para o experiente comandante tricolor.
infoesporte
Passados 35 dias da final do Campeonato Paulista, Corinthians e São Paulo se reencontram neste domingo, em clássico válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena, em Itaquera, às 19h (de Brasília). Será o quarto embate entre os técnicos Fábio Carille e Cuca.
Técnico do Tricolor, Cuca joga não só para tentar se aproximar da liderança do torneio por pontos corridos, mas também para quebrar a hegemonia de Carille: no histórico, duas vitórias para o Timão e um empate. Com bom retrospecto contra os principais rivais, o comandante do Timão tenta, mais uma vez, equilibrar desempenho e resultado para sair vitorioso.
O clássico terá transmissão ao vivo no Premiere, com narração de Milton Leite e comentários de Caio Ribeiro e Ricardinho. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real com vídeos e faz “live” depois com análise dos comentaristas e entrevistas de técnicos e atletas de Corinthians e São Paulo.
Carille (de costas) e Cuca durante final do Paulistão 2019 — Foto: Marcos Ribolli
Carille: “rei” dos clássicos
Fábio Carille chega para o Majestoso com um desafio: melhorar o desempenho do Corinthians. Embora venha de duas vitórias, uma pela Brasileirão, contra o Athletico-PR, e outra pela Copa Sul-Americana, contra o Deportivo Lara-VEN, o treinador não está satisfeito com a performance de sua equipe em muitos dos jogos de 2019.
Na visão do técnico, a conquista do Paulistão em cima do São Paulo foi decisiva para amenizar a pressão no Timão e suficiente para respaldar seu trabalho na sequência posterior. O técnico, entretanto, traz na bagagem um excelente retrospecto em clássicos.
Além de estar invicto em tais jogos em 2019 e nunca ter perdido para Cuca nos três confrontos anteriores, coleciona 16 vitórias em 26 jogos oficiais contra São Paulo, Santos e Palmeiras. Aproveitamento superior a 69%.
Contra o Tricolor, são 11 jogos, seis vitórias, quatro empates e só uma derrota, no jogo de ida da semifinal do Paulistão do ano passado. Na volta, classificou-se à final e levantou a taça depois de bater o Palmeiras fora de casa.
Os números de Carille em jogos contra São Paulo, Santos e Palmeiras:
- 26 jogos oficiais
- 16 vitórias
- 6 empates
- 4 derrotas
- Aproveitamento: 69,2%
Fábio Carille na Arena Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Cuca: estratégia pelo topo
Cuca começou sua caminhada no São Paulo pouco antes de decidir o título paulista contra o Corinthians. Na semifinal do estadual, eliminou o Palmeiras e foi para a decisão com a certeza de estar no caminho certo. Foi justamente na reta final do Paulistão que o Tricolor viu seus garotos despontarem, dando esperança futura à torcida. Hoje, considera que o momento ainda é de evolução, ainda sem a forma desejada.
Cuca entende o Majestoso deste domingo como a chance de assentar o desenvolvimento do trabalho feito nos últimos 35 dias. O duelo contra o Timão antecede a decisão das oitavas de final da Copa do Brasil, confronto no qual o São Paulo terá de reverter o placar de 1 a 0 sofrido no Morumbi, para o Bahia, na última semana. Perder o clássico significa perder um pouco da paz para trabalhar nos poucos dias antes do confronto contra o time baiano.
E para vencer quem nunca venceu, Cuca deve repetir a estratégia usada em julho de 2017, quando perdeu para Carille na Arena do Palmeiras, também no primeiro turno do Brasileirão: time com a posse da bola, buscando o ataque e com bom repertório ofensivo. Naquela partida, desperdiçar as chances criadas custou caro e o rival acabou vencendo por 2 a 0.
Os gols de Palmeiras 0 x 2 Corinthians pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Cuca jamais venceu Carille em sua carreira (veja na tabela abaixo), assim como o São Paulo nunca venceu o Corinthians em Itaquera.
Os três jogos entre Fábio Carille e Cuca:
- Palmeiras 0 x 2 Corinthians – 13ª rodada do Brasileirão de 2017
- São Paulo 0 x 0 Corinthians – final do Paulistão 2019, jogo de ida
- Corinthians 2 x 1 Sâo Paulo – final do Paulsitão 2019, jogo de volta