Cuca reencontra Goiás, clube em que revelou jogadores campeões mundiais pelo São Paulo

478

GloboEsporte.com

Treinador salvou Esmeraldino do rebaixamento e levou ao Tricolor nomes como Danilo e Grafite.

O técnico Cuca não foi campeão da Libertadores e nem do Mundial de Clubes com o São Paulo em 2005, mas teve papel fundamental na montagem do elenco comandado por Paulo Autuori.

Em 2003, Cuca tinha a missão de tirar o Goiás da zona de rebaixamento do Brasileirão, e o fez com méritos. Além de conseguir cumprir o objetivo, acumulou 16 jogos de invencibilidade com a equipe. O bom desempenho fez com que o treinador levasse jogadores como Fabão, Josué, Danilo e Grafite para o São Paulo em 2004 – todos fundamentais para os títulos do ano seguinte.

Fabão e Grafite não foram revelados diretamente pelo Goiás, enquanto Josué e Danilo foram formados pelo clube goiano e já estavam nos profissionais há alguns anos. Em comum, todos tiveram desempenho de destaque sob comando de Cuca e trilharam carreiras de sucesso após a passagem com o técnico.

Publicidade
Danilo, Grafite e Fabão fizeram mesmo caminho de Cuca: do Goiás para o São Paulo  — Foto: Editoria de Arte

Danilo, Grafite e Fabão fizeram mesmo caminho de Cuca: do Goiás para o São Paulo — Foto: Editoria de Arte

Nesta quarta-feira, o técnico irá reencontrar o seu antigo clube no Serra Dourada, às 21h30 (de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro sob o comando do São Paulo, e com um status totalmente diferente do que tinha na época.

Quando assumiu o Goiás no meio do Brasileirão de 2003, Cuca ainda era um técnico de pouco prestígio que não havia conquistado nenhum título importante. Após a passagem pelo clube esmeraldino, sua carreira decolou.

Já são 11 taças conquistadas pelo treinador, entre elas o Campeonato Brasileiro de 2016, pelo Palmeiras, e a Copa Libertadores, em 2013, com o Atlético-MG.

A montagem de equipes também continuou como uma das principais virtudes de Cuca. Em 2007, o técnico montou no Botafogo a equipe que ficou conhecida como o “Carrossel Alvinegro”. Túlio, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Dodô eram alguns dos nomes daquele time, que não levantou troféus, mas teve seus momentos de glória.

No São Paulo, o técnico passou a comandar a equipe somente em abril, mas pediu a contratação de Tchê Tchê e Vitor Bueno e teve seus pedidos atendidos.

O primeiro, inclusive, foi um dos destaques na vitória diante do Botafogo, no último sábado, na estreia do Brasileirão, e será titular novamente nesta quarta-feira.

O jogo terá transmissão ao vivo na TV Globo para SP, GO, TO, MS, MT e MA com narração de Milton Leite e comentários de Casagrande. O Premiere transmite para todo o Brasil com narração de Henrique Guidi e Mauricio Noriega. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e faz uma “live” logo após o jogo, com análises dos comentaristas e entrevistas ao vivo de jogadores e treinadores.

Cuca em treino do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Cuca em treino do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan