GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
Atacante teve a primeira oportunidade como titular e fez o gol da vitória diante do Goiás.
Toró teve uma reviravolta em sua vida em menos de uma semana e já desponta como um dos novos xodós do São Paulo para a temporada. Em menos de 10 dias, o atacante de 19 anos teve a saída para a Chapecoense vetada por Cuca, estreou como profissional e na estreia como titular, na última quarta-feira, fez o gol da vitória do Tricolor sobre o Goiás.
A ascensão meteórica, porém, não é nenhuma novidade para o garoto de Belém do São Francisco, cidade de 20 mil habitantes no interior de Pernambuco. Quando ainda era apenas Jonas Gabriel da Silva Nunes, decidiu deixar a vida pacata, aos 17 anos, e embarcou em um caminhão rumo a São Paulo.
A primeira parada foi em Salto, interior de São Paulo, quando defendeu o Comercial e pensou em desistir após ser assaltado. Depois de conversas com o pai, decidiu tentar a sorte no Primavera, de Indaiatuba, e sua carreira como atleta de ponta começou a se tornar uma realidade. Com boas atuações no Campeonato Paulista Sub-17 e na Copinha, foi emprestado ao São Paulo até 2019.
Toró, do São Paulo, em atuação pela Copinha — Foto: Thiago Calil/Agif/Estadão Conteúdo
De porte físico forte e veloz, Toró logo se destacou entre os garotos tricolores sub-20 e foi destaque na campanha do título da Copa RS – também foi vice-campeão da Copa São Paulo de 2018. A convocação para a seleção brasileira da categoria foi inevitável e a compra em definitivo pelo São Paulo também. No dia 4 de agosto de 2018, Toró assinou seu primeiro contrato com duração de cinco anos.
Profissional
As esperanças de Toró em integrar o time profissional do São Paulo em 2019 aumentaram quando anunciaram André Jardine como o novo técnico do Tricolor. No entanto, a convocação do jogador para o Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira atrasou sua promoção, que ficou ainda mais difícil após a eliminação do clube na Taça Libertadores.
André Jardine deixou o cargo, e Toró quase deixou o São Paulo. Sem espaço na equipe, a diretoria pensou em emprestá-lo à Chapecoense para ganhar rodagem, mas Cuca vetou.
– Nós íamos emprestar o Toró essa semana para a Chapecoense e, num treino, o Cuquinha me chamou e falou: ‘Não podemos emprestar esse menino, o treino dele foi muito bom. Vamos ficar com ele’. Observamos diferente do que vínhamos observando, dando mais oportunidades. É um jogador velocista que joga na ponta direita, esquerda e de centroavante também. Foi muito bom ele ficar com a gente e pegar confiança, certamente vai nos ajudar bastante. Um jogador com essa característica hoje em dia é difícil – disse Cuca logo após a boa estreia de Toró como profissional na vitória sobre o Botafogo, na primeira rodada do Brasileirão.
Assim que assumiu o São Paulo, no começo de abril, Cuca demonstrou um carinho especial por todos os garotos recém-promovidos das categorias de base. Toró, no entanto, teve alguns dias de trato diferenciado em determinadas atividades em que ele não conseguia um bom desempenho.
O incentivo e a confiança do treinador surtiu efeito quase que imediato. Na primeira oportunidade que teve, na vitória são-paulina por 2 a 0 sobre o Botafogo, no último sábado, ele deu uma linda arrancada do campo defensivo até a entrada da área adversária e chutou com muito perigo. Ele foi aplaudido pelos torcedores presentes no Morumbi.
Toró parte em velocidade e quase faz um belo gol aos 31 do 1º tempo
Após o jogo, Toró não conseguiu esconder a alegria pelo momento vivido. Além de agradecer Cuca por sua permanência no clube, falou dos seus momentos de superação e paciência para, enfim, ganhar uma oportunidade.
Na última quarta-feira, Cuca surpreendeu na escalação ao tirar Igor Gomes do time titular e promover a entrada de Toró. Com isso, o garoto ficou como centroavante e Alexandre Pato atuou entre as linhas de marcação do Goiás.
A alteração fez o treinador mudar o esquema 4-4-3 anteriormente utilizado para o 4-4-2, com Everton e Antony um pouco mais recuados na linha de meio de campo.
A tendência é que diante do Flamengo, no próximo domingo, às 16h, no Morumbi, a formação continue sendo utilizado com mudanças pontuais na defesa (sai Arboleda machucado e entra Anderson Martins) e no meio de campo/lateral (Hudson deixa de ser volante e vai para a lateral direita, cobrindo a ausência de Igor Vinícius, suspenso, e Liziero deve voltar ao time para compor o lugar de Hudson no meio).
O jogo entre São Paulo e Flamengo terá transmissão da TV Globo para todo o Brasil (menos MG e GO) com narração de Cléber Machado e comentários de Caio Ribeiro e Júnior. O Premiere transmite ao vivo para todo o Brasil com narração de Milton Leite e comentários de Wagner Vilaron. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e faz uma “live” logo após o jogo, com análises dos comentaristas e entrevistas ao vivo de jogadores e treinadores.
Números de Toró na base do São Paulo:
- Jogos: 87
- Gols: 45
- Copinha 2018: 9 jogos e 6 gols
- Copa do Brasil: 10 jogos e 1 gol
Títulos:
- Copa do Brasil 2018
- Supercopa do Brasil 2018
- Vice-campeão da Copa SP 2018
- Copa RS 2017
- Future Cup na China 2017 (Artilheiro com 17 gols)
- Copa Ouro 2017
Todos torneios e jogos do SP citados acima pelo Sub-20
Toró fez seu primeiro gol pelo São Paulo contra o Goiás — Foto: Rubens Chiri / sãopaulofc.net