Final do Mundial com time inglês tem sido bom sinal para brasileiros

361

UOL

AFP e Kiyoshi Ota/EFE/EPA

O vencedor da Liga dos Campeões 2018/2019 será inglês. Tottenham e Liverpool disputarão a decisão no dia 1º de junho, em Madri, e aumentam as chances de um time da Inglaterra chegar também à final do Mundial de Clubes, no fim do ano. Isso costuma ser bom sinal para o Brasil. Na última vez em que um clube brasileiro foi campeão do mundo, o rival foi inglês. Trata-se do Corinthians de 2012, que venceu o Chelsea por 1 a 0. O São Paulo fez o mesmo placar sobre o Liverpool em 2005 e conquistou seu tricampeonato mundial.

Neste século, três equipes da Inglaterra disputaram o Mundial. Além dos exemplos citados acima, há também o Manchester United de 2008, que, ao contrário dos outros dois, foi campeão do mundo. Mas os Diabos Vermelhos enfrentaram a LDU de Quito na final, não um time do Brasil. Antes dos anos 2000, o United levou a melhor sobre o Palmeiras em 1999, e o Flamengo de Zico venceu o Liverpool por 3 a 0 em 1981. No placar geral, neste momento, o retrospecto de times ingleses contra brasileiros no futebol ainda favorece os pentacampeões.

Matthew Ashton/EMPICS via Getty Images

Em dezembro de 2018, Kaká disse ao “SporTV” que o Palmeiras ficaria no meio da tabela se disputasse uma liga das três maiores da Europa, citando Itália, Inglaterra e Espanha. É evidente que esta opinião não pode ser comprovada, mas alguns pontos podem ser considerados. Finalista da Liga dos Campeões e adversário do Tottenham na decisão, o Liverpool faz campanha histórica no Campeonato Inglês e chega à última rodada com 94 pontos e com chance de título. Só não é favorito porque o Manchester City tem números ainda mais impressionantes, com 95 pontos.

Publicidade

Para efeitos de comparação, o Tottenham é quarto colocado na Premier League e tem impressionantes 24 pontos a menos do que o Liverpool. No meio da tabela, onde Kaká crê que o Palmeiras estaria, Watford e West Ham têm 50 e 49, respectivamente. Poucos times rivalizam com o City no quesito investimento, mas o poderoso elenco de Pep Guardiola foi eliminado da Liga dos Campeões e não será uma pedra no sapato do campeão da Libertadores, seja este qual for. De um jeito ou de outro, o Mundial não terá o clube mais endinheirado da Inglaterra.

Há um motivo para Kaká ter citado o Palmeiras na comparação: no papel, o elenco alviverde é visto por muitos como superior aos demais no Brasil. O Verdão está classificado para as oitavas da Copa Libertadores com a melhor campanha geral da fase de grupos.

Marcello Zambrana/AGIF