Conheça a história das meninas que viajaram 27 horas para uma peneira de futebol em SP

141

GloboEsporte.com

Mariane Granado e Renato Cury 

FPF promoveu primeira avaliação feminina do Campeonato Paulista Sub-17 no Centro de Treinamento da USP, na última semana.

A última semana ficou marcada na história do futebol feminino brasileiro. Pela primeira vez, a Federação Paulista de Futebol promoveu uma peneira para o Campeonato Paulista Sub-17 Feminino, que reuniu mais de 400 atletas atrás de um mesmo sonho.

E foi justamente este sonho que motivou cinco meninas e uma treinadora a promover rifas e sorteios, para bancar os custos de uma viagem de 27 horas até São Paulo.

Publicidade

São 1.500km que separam Brumado, na Bahia, da capital paulista. Edna, atual treinadora do time feminino baiano Unidas, usou de sua frustração em não ter conseguido se tornar jogadora de futebol para fortalecer a luta de suas alunas.

Jogadoras de Brumado-BA que fizeram peneira em São Paulo — Foto: Mariane Granado

Jogadoras de Brumado-BA que fizeram peneira em São Paulo — Foto: Mariane Granado

– Fomos adquirindo uma paixão muito grande e pulando essas barreiras, mas, infelizmente, não conseguimos chegar no profissional. Não tivemos as oportunidades que as meninas estão tendo hoje, então tentamos realizar este sonho através delas – disse Edna.

Uma peneira que teve até presença da artilheira da Copa do Mundo da França, Cristiane, conseguiu fazer com que jovens atletas mulheres fossem vistas por mais de dez times que participam do torneio estadual de base feminino.

Na próxima semana, telefones devem tocar e mais de 400 histórias podem seguir rumos diferentes, tanto para ouvirem o primeiro sim, como o primeiro não.