Everton sofre com lesões e perde efetividade no abalado São Paulo

650

UOL

Bruno Grossi

Marcello Zambrana/AGIF

Everton chegou ao São Paulo em abril do ano passado cercado de elogios. A contratação era vista como uma mudança de patamar do Tricolor no mercado e nas pretensões de um time que mostrava crescimento sob o comando de Diego Aguirre em 2018. O meia-atacante começou a trajetória pelo clube com números excelentes, empolgou a torcida, mas hoje vive questionado pelos números ruins e pelas frequentes lesões.

O último problema físico aconteceu no sábado, durante o empate por 0 a 0 com o Avaí, na oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Everton precisou deixar a partida ainda no primeiro tempo, acusando dores no músculo adutor da coxa direita. Foi a segunda lesão muscular nesta temporada, a quarta desde que chegou ao São Paulo.

Publicidade

Os problemas de Everton começaram em 26 de agosto do ano passado. Na ocasião, o Tricolor venceu o Ceará no Morumbi por 1 a 0 no Brasileirão, mas perdeu o camisa 22 com uma lesão na coxa esquerda. Até ali, Everton tinha 21 jogos pelo clube paulista, com cinco gols e seis assistências, além de ter sido desfalque só em três duelos, por suspensão ou questões burocráticas. Depois disso, o São Paulo disputou mais 49 partidas, entre 2019 e 2019. O meia-atacante foi desfalque por lesão em 14 desses jogos, ou seja, perdeu 28,5% dos compromissos da equipe. O rendimento técnico também decaiu sensivelmente. Everton só fez dois gols e deu uma assistência nos últimos 31 confrontos.

A torcida, que antes o exaltava, hoje já o tem entre os nomes mais criticados. O mesmo aconteceu com os outros integrantes do “quarteto NERD”, formado por Nenê, Everton, Reinaldo e Diego Souza. O grupo, bastante próximo no dia a dia do clube, foi símbolo do São Paulo que liderou o Brasileirão do ano passado, pelas brincadeiras e dancinhas nas comemorações, mas depois se converteu em “panela” para os torcedores, quando o time passou a ir mal. Diego já foi emprestado ao Botafogo e Nenê deve deixar o clube durante a pausa do Brasileiro para a disputa da Copa América. Reinaldo segue como titular e ainda criticado pela torcida. Everton, de volta ao departamento médico, faz parte de um ataque que só marcou um gol nos últimos seis jogos sem vitória do São Paulo.