Rojas avança em recuperação no São Paulo, mas não estará à disposição na volta do Brasileirão

596

GloboEsporte.com

Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan

Atacante faz avaliações semanais para ver a possibilidade de iniciar a fase de transição; Everton e Liziero seguem mesmos procedimentos do companheiro.

Quem esperava ver Joao Rojas logo no primeiro jogo do São Paulo após a parada para a Copa América, no dia 13 de julho, contra o Palmeiras, às 19h, no Morumbi, pelo Brasileirão, terá que esperar um pouco mais.

Longe dos gramados desde o dia 26 de outubro de 2018, o atacante do Tricolor sequer iniciou a fase de transição da ruptura sofrida nos ligamentos do tendão patelar do joelho direito.

Publicidade

Embora tenha aparecido no gramado do CT para correr, Rojas ainda segue sua recuperação sem uma data concreta para retornar.

Rojas corre no gramado do CT da Barra Funda — Foto: Eduardo Rodrigues

Rojas corre no gramado do CT da Barra Funda — Foto: Eduardo Rodrigues

Durante esse período em que a delegação está em Cotia para uma espécie de intertemporada, o equatoriano faz trabalhos duas vezes por dia no Reffis e está em regime de concentração, assim como os demais atletas.

Rojas tem realizado alguns trabalhos no gramado sem os companheiros. Semanalmente, ele é avaliado para ver a possibilidade de passar para a transição. Após esse período, o atacante ainda levará um tempo até atingir um estágio físico ideal.

Relembre as etapas da lesão de Rojas:

  • 26 de outubro – ruptura dos ligamentos do tendão patelar do joelho direito;
  • 1 de novembro – cirurgia para reconstituir os ligamentos;
  • 14 de novembro – início da recuperação no São Paulo;
  • 16 de maio – jogador corre no gramado do CT da Barra funda (imagem acima).
Lesão de Rojas, atacante do São Paulo — Foto: Infoesporte

Lesão de Rojas, atacante do São Paulo — Foto: Infoesporte

Outros lesionados

Everton e Liziero também estão em fase de recuperação. O atacante teve lesão de grau 2 no músculo do adutor da coxa direita, no dia 8 de junho, no empate com o Avaí, pelo Brasileirão, e pode levar até dois meses para retornar aos gramados. Caso se confirme a previsão, ele também não estará à disposição contra o Palmeiras.

Liziero, por sua vez, teve uma entorse grave no dia 19 de maio, no empate com o Bahia, e a previsão de retorno era de dois meses. Dependendo da evolução nas próximas duas semanas, o volante pode ser uma surpresa no retorno do Tricolor no Campeonato Brasileiro.

Liziero teve grave entorse no tornozelo — Foto: Maurício Rummens / Estadão Conteúdo

Liziero teve grave entorse no tornozelo — Foto: Maurício Rummens / Estadão Conteúdo

Assim como Rojas, ambos estão realizando trabalhos em dois períodos no CT de Cotia e passam por avaliação semanalmente para observar a evolução. Everton e Liziero não tiveram a folga de nove dias cedida aos demais atletas.

A boa notícia durante a pausa para a Copa América foi a volta de Pablo. O atacante iniciou a fase de transição com o grupo na última terça-feira e já treina com bola. Para evitar choques mais perigosos, o jogador é acompanhado de perto nesse primeiro momento pelo departamento médico do Tricolor.