GloboEsportiva.net
Acessibilidade, telões, sistema de reconhecimento facial… estádio do Tricolor passa por melhorias desde o início deste ano.
Desde o início de fevereiro, o São Paulo tem realizado uma série de modernizações no Morumbi. As reformas no estádio do Tricolor passam desde a instalação de sistema de reconhecimento facial até a reforma nos vestiários.
Parte das melhorias, como a reforma vestiário, novo sistema de iluminação e a instalação dos telões, já estava prevista pela diretoria, e a confirmação de que o local iria sediar a abertura da Copa América fez com que outras demandas entrassem no processo.
– Promovemos uma série de melhorias importantes para garantir que a experiência do são-paulino seja sempre a melhor possível e tenho segurança em dizer que nossa casa está em sintonia com o que há de mais moderno em termos de arenas – afirmou Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do São Paulo, ao site oficial do clube.
Linha do tempo das modernizações do Morumbi — Foto: Divulgação
Na última sexta-feira, no duelo entre Brasil e Bolívia, na abertura da Copa América, o Morumbi recebeu seu primeiro teste oficial com todas as reformas em pleno funcionamento. Mais de 47 mil pessoas estiveram presentes para ver a vitória da Seleção por 3 a 0. A renda foi de R$ 22.476.630,00. Ao Tricolor, a Conmebol pagou um valor de aluguel previamente estabelecido e não revelado.
O estádio ainda irá receber os duelos entre Japão e Chile, no dia 17, e Colômbia e Catar, dia 19. O São Paulo volta a sua casa no dia 13 de julho, quando enfrenta o Palmeiras, pela décima rodada do Brasileirão.
Veja abaixo todas as melhorias feitas no estádio:
Reforma nos vestiários
A primeira medida tomada foi a reforma dos vestiários. Antes com 110m², as dependência passaram a ter 200m². O túnel de acesso ao gramado também foi ampliado, e agora é quatro vezes maior do que o anterior.
Novo vestiário do Morumbi — Foto: Igor Amorim / saopaulofc.net
Sistema de iluminação
Os refletores do Morumbi foram adquiridos no fim de 2018 e instalados em março. O novo sistema aumentou em mais de três vezes a capacidade de iluminação. Ele custará ao São Paulo cerca de R$ 2,8 milhões em um financiamento entre três e quatro anos. O clube começou a pagar o equipamento depois de seis meses (período de carência).
– O Morumbi tem 820 lux (índice de iluminação) e passará a ter 2.500 na horizontal. Em um boletim técnico, a CBF determina que em 2019 os estádios vão precisar de “X” lux, em 2020 “Y” e em 2021 2.500. Nós já vamos ter a partir de agora – disse o diretor de infraestrutura Eduardo Rebouças Monteiro no fim de 2018.
Sistema de iluminação no Morumbi — Foto: Alexandre Lozetti
Wi-fi grátis
A rede wi-fi teve a sua capacidade aumentada para suportar até 30 mil acessos simultâneos. Instalado em janeiro de 2015, o sistema já não era mais suficiente para atender os torcedores em dias de jogos.
Sistema de reconhecimento facial
O São Paulo instalou 300 novas câmeras em todos os setores do Morumbi e na parte externa. A maior inovação, porém, é o sistema de reconhecimento facial, já utilizado na estreia da Copa América, na sexta-feira.
São Paulo terá também unidade móvel de uma delegacia montada na frente dos estádios — Foto: Maurício Oliveira
Telões
O São Paulo instalou dois telões de alta definição, com 154,82m² (20,16m de largura por 7,68m de altura), no alto das arquibancadas centrais do estádio. Os antigos placares, que ficavam entre as numeradas, foram realocados para atrás dos gols.
Telões foram instalados no Morumbi — Foto: Igor Amorim/saopaulofc.net
Acessibilidade
O Morumbi agora conta com 22 banheiros para pessoas com deficiência e receberá dois elevadores (um no portão 4 e outro no portão 17). Os outros 21 banheiros do estádio passam por reformas.