GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
Janela internacional de transferências fecha nesta quarta-feira.
O São Paulo continua no mercado da bola em busca de um lateral-direito e analisa possibilidades. Reforçar o setor é um desejo do técnico Cuca.
Nos últimos dias, o “Yahoo” noticiou conversas do São Paulo para contratar Daniel Alves, ex-PSG e hoje sem clube. Além dele, João Pedro (ex-Palmeiras e hoje no Porto), que fechou com o Bahia nesta terça-feira, e Juanfran (ex-Atletico de Madrid) foram nomes citados há alguma semanas no clube.
A janela de transferências internacional para chegadas ao Brasil fecha nesta quarta-feira (31). João Pedro, por exemplo, teria de acertar neste prazo. Daniel Alves e Juanfran, por outro lado, estão livres e não seriam afetados pela janela.
Abaixo o GloboEsporte.com atualiza as situações:
Daniel Alves
O diretor executivo Raí, Daniel Alves e o diretor adjunto de futebol Chapecó: lateral esteve no CT com a Seleção na Copa América — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
O São Paulo tem interesse há anos, sempre monitora a situação do lateral e mantém conversas quando possível. Mas, neste momento, o Tricolor considera Daniel Alves praticamente impossível. O lateral tem o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar, e procura um destino que torne isso possível. O São Paulo considera o jogador um sonho distante pelos seguintes motivos:
- É fora da realidade financeira.
- O clube tem a informação de que o lateral prioriza uma permanência na Europa, e pessoas ligadas ao jogador apontam que há três ofertas de clubes do exterior.
- Não houve uma sinalização clara sobre o desejo de Daniel Alves voltar agora ao Brasil e, por isso, não foi feita uma proposta. O Tricolor ouviu que Daniel Alves está de férias e pensando na carreira.
- Daniel Alves está livre no mercado e não precisaria de pressa para definir seu futuro. Ele tem até o fim das principais janelas internacionais da Europa para tentar seguir no maior centro do futebol (Espanha, Itália e Inglaterra, por exemplo, fecham no dia 2 de setembro).
- Caso o jogador acene com a chance de retornar ao país e haja possibilidade financeira, o São Paulo será candidato a contratar o atleta que já se declarou são-paulino de coração.
- Esse mesmo raciocínio vale para outros jogadores, como por exemplo Lucas Moura, Casemiro e Calleri, entre outros.
Diante disso, o São Paulo continuará de olho na situação. Se Daniel Alves não tiver acertado com um novo clube após o fechamento da janela dos principais mercados europeus, o clube poderia ser uma possibilidade.
Durante a Copa América, Daniel Alves esteve com a Seleção no CT da Barra Funda e ganhou de presente uma camisa do São Paulo.
João Pedro
O nome esteve no radar do São Paulo há alguns meses, agrada ao técnico Cuca e foi falado no clube antes de ele fechar com o Bahia. Não havia unanimidade sobre se o lateral possuía o perfil buscado. Igor Vinicius, único lateral de ofício do elenco, é apenas dois anos mais velho. Ou seja, tem perfil parecido.
Aos 22 anos, João Pedro fez três partidas na temporada 2018/2019 e não conseguiu se firmar. O São Paulo, por sua vez, quer um jogador com outro perfil. Como por exemplo Adriano, ex-Besiktas e que acabou fechando com o Athletico depois de o São Paulo desistir do negócio.
Em 2016, João Pedro jogou sob o comando de Cuca. Ele fez cinco partidas pelo Palmeiras naquela temporada. Depois, em 2017, o lateral foi emprestado ao Bahia.
João Pedro chegou a ser cotado no São Paulo, mas fechou com o Bahia — Foto: Divulgação/Palmeiras
Juanfran
O jogador de 34 anos saiu do Atlético de Madrid e também está livre no mercado. Ele foi oferecido em junho ao São Paulo, mas as conversas não tiveram sequência. O espanhol divide opiniões: na direção há quem considere o atleta com o perfil ideal pela experiência na Europa, qualidade e postura, mas por outro lado nem todos consideram o lateral um bom nome para o time.
Juanfran conquistou sete títulos e fez 355 jogos pelo Atlético de Madrid, em oito anos e meio. Pela seleção espanhola, ele participou da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e da Eurocopa de 2016, na França.
Juanfran se despediu do Atlético de Madrid após oito anos e meio — Foto: Andrew Medichini / AP