GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
Atletas consultados dizem entender problema de fluxo de caixa do clube.
Marcos Ribolli
O São Paulo está em atraso no pagamento de direitos de imagem(fatia que compõe o salário) de parte do elenco e, ao mesmo tempo, busca reforçosno mercado. Raniel, do Cruzeiro, está próximo.
Essa situação foi tema de conversas internas da direção com os atletas do São Paulo, para evitar críticas sobre o clube não ter dinheiro para pagar os atrasos e ao mesmo tempo contratar reforços. Esse questionamento, por exemplo, foi feito por torcedores nas redes sociais.
O diretor executivo de futebol Raí tem falado com os jogadores para explicar o problema de fluxo de caixa e tornar claro o que acontece no clube.
Os atletas foram avisados da iminente contratação de reforços e ouviram a argumentação de que o São Paulo não gastaria nada agora. Com Raniel, por exemplo, o clube só deverá começar a pagar pela transferência a partir de 2020. Isso porque há intermediários na negociação que seriam responsáveis pelo pagamento imediato ao Cruzeiro.
Comissão técnica, dirigente e jogadores conversam em treino do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan
Raí também deixou claro aos atletas como pretende pagar os atrasos, embora não haja uma previsão exata de quando isso acontecerá.
Há casos entre dois e três meses de atraso. Os valores devidos representam cerca de 30% da remuneração total dos jogadores nessa situação.
O São Paulo espera receber dinheiro de vendas anteriores para quitar as pendências. Os representantes de jogadores consultados pela reportagem e pessoas do Tricolor sinalizaram que os atletas têm compreendido o problema de caixa e não temem um “calote”.
Um indício dessa compreensão do problema financeiro por parte dos atletas pode ter sido a intensidade mostrada nos dois treinos realizados em Cotia na terça-feira, único dia com atividade aberta para a imprensa.