Rivais em São Paulo x Palmeiras, Cuca e Felipão mantêm amizade e já trabalharam juntos no Grêmio

44

GloboEsporte.com

 Felipe Zito e Marcelo Hazan

Palmeirense indicou a contratação do hoje treinador do São Paulo na década de 1980.

Os caminhos de Cuca e Felipão voltarão a se encontrar no clássico deste sábado, às 19h (de Brasília), no Morumbi, pela décima rodada do Brasileirão. O invicto Palmeiras de Scolari encara o São Paulo de Cuca em reconstrução na busca de uma vitória para encerrar um jejum de sete jogos.

Hoje técnicos de São Paulo e Palmeiras, Cuca e Felipão têm relação de amizade antiga e trabalharam juntos no Grêmio da década de 80. Na época, Scolari foi treinador de Cuca, meia-atacante que foi indicado pelo treinador então em início de carreira.

Publicidade

Em 2013, quando treinava a Seleção, Felipão convidou Cuca para um jantar com o Brasil antes da semifinal da Copa das Confederações com o Uruguai, em Belo Horizonte. Em entrevista ao GloboEsporte.com na época, Scolari elogiou o antigo pupilo.

– Cuca foi um dos melhores meias com quem trabalhei. Ele sabia fazer todas as funções do meio e muito bem. Sempre foi um jogador de equipe.

Cuca e Felipão se abraçam: eles se encontraram na semifinal do Paulistão — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

Cuca e Felipão se abraçam: eles se encontraram na semifinal do Paulistão — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

Na China, Felipão e Cuca também se encontraram. Em 2015, o hoje palmeirense treinava o Guangzhou Evergrande, e o são-paulino comandava o Shandong Luneng. Os times empataram por 2 a 2 em uma partida com gol polêmico no fim que adiou a conquista do título da equipe de Scolari.

Em 2019, o destino recolocou os dois frente a frente na semifinal do Paulistão. Após dois empates sem gols, o São Paulo levou a vaga nos pênaltis dentro da arena do Palmeiras.

Felipão e Cuca também se enfrentaram na China  — Foto: Reprodução/Sina.com

Felipão e Cuca também se enfrentaram na China — Foto: Reprodução/Sina.com

Felipão pode superar recorde de Cuca

Comandante do título brasileiro do ano passado, Felipão pode superar ainda em 2019 um recorde de Cuca no Palmeiras, marca construída em suas duas passagens do hoje são-paulino.

Campeão brasileiro de 2016, Cuca é hoje o treinador que mais vezes dirigiu o Verdão na arena: foram 35 jogos, com 74,2% de aproveitamento.

No comando do Palmeiras desde julho de 2018, Felipão é o segundo no ranking, com 27 partidas e 81,5% de aproveitamento no estádio alviverde.