GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
Jornal L’Équipe noticia que volante foi vendido do Lille ao Lyon, da França.
O São Paulo não receberá dinheiro pela transferência de Thiago Mendes do Lille ao Lyon, da França.
Segundo o jornal L’Équipe, o volante está por detalhes para ser anunciado pelo novo clube. O GloboEsporte.com havia antecipado a negociação de 25 milhões de euros (R$ 108 milhões).
Contratado do Goiás em 2015, Thiago Mendes tinha 22 anos quando assinou com o São Paulo. Como o mecanismo de solidariedade da Fifa prevê porcentagem aos formadores (dos 12 aos 23 anos), o São Paulo teria pequena quantia a receber de futuras transferências: 0,5% do valor total.
Mas não nesse caso…
O próprio São Paulo não espera receber dinheiro pela venda de Thiago Mendes pelo mecanismo de solidariedade da Fifa. Isso porque a negociação ocorreu entre clubes do mesmo país (França), o que não caracteriza uma transferência internacional.
A reportagem consultou quatro advogados especializados em direito esportivo e todos apontaram que casos como o de Thiago Mendes não rendem dinheiro aos clubes formadores (no caso Goiás e São Paulo). Pelo atual regulamento de transferências da Fifa, apenas negociações internacionais rendem dinheiro por mecanismo de solidariedade.
– A transferência do Lille para o Lyon não tem hipótese nenhuma de pagamento para um clube de fora da França (por mecanismo de solidariedade). A partir do ano que vem, mesmo que seja do Lille para o Lyon, vai ter pagamento, se o jogador não for francês. Em resumo, a transferência do Thiago Mendes hoje não rende pagamento – disse Cristiano Caús, advogado especialista em direito esportivo desde 2002 e sócio do escritório “CCLA Advogados”.
Thiago Mendes se transfere para o Lyon — Foto: Reprodução / Facebook
Mas isso poderá mudar na janela do meio de 2020, de acordo com Caús. O advogado diz que o conselho da Fifa aprovou em 2018, entre outras medidas, o pagamento de mecanismo de solidariedade em transferências nacionais, mas ainda não incluiu a novidade no regulamento.
– Só não entraram em vigor ainda porque precisa discutir a redação do texto. A ideia foi aprovada, agora precisa ver como vai ser colocado no papel – disse Caús, que tem passagens por Santos, Corinthians, Athlético-PR e Atlético-MG.
Apesar de não ganhar dinheiro pelo mecanismo de solidariedade, o São Paulo foi beneficiado pela classificação do Lille para a próxima Liga dos Campeões, pois Thiago Mendes participou da conquista do objetivo e atuou em um determinado número de jogos.
O clube teve direito a receber cerca de 500 mil euros (aproximadamente R$ 2,2 milhões).