Análise: São Paulo tem todos os elementos para receber o rótulo de candidato ao título

872

GloboEsporte.com

Leandro Canônico

Dinamismo do futebol até pode mudar o cenário, mas hoje o Tricolor está em alta no Brasileirão.

O futebol é dinâmico o suficiente para mudar tudo de uma rodada para outra, mas o São Paulo tem todos os elementos de um time que pode receber o rótulo de candidato ao título do Brasileirão.

A vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, na noite da última quarta-feira, em Curitiba, em jogo adiado da 13ª rodada da competição nacional, confirmou em grande estilo a boa fase do Tricolor.

Publicidade

O desempenho após o recesso da Copa América é o melhor entre os 20 times: um empate e cinco vitórias. Retrospecto que levou o São Paulo ao quarto lugar, com 30 pontos.

Jogadores do São Paulo reunidos antes de a bola rolar na Arena da Baixada — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Jogadores do São Paulo reunidos antes de a bola rolar na Arena da Baixada — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

É verdade que a atuação diante do Athletico não foi empolgante. Longe disso. Mas o São Paulo de Cuca é eficiente, sabe sofrer, tem uma defesa sólida e um contra-ataque muito forte.

Foi assim que o Tricolor decidiu o jogo contra o Furacão. Soube se segurar quando pressionado e teve frieza para construir o gol da vitória em uma jogada típica de um time bem treinado.

Veja abaixo:

O gol de Athletico-PR 0 x 1 São Paulo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

O gol de Athletico-PR 0 x 1 São Paulo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

Outro fator que pode animar o torcedor são-paulino em uma disputa por título do Brasileirão é a formação do elenco. O diretor de futebol Raí valorizou em entrevista no pós-jogo, mas tem razão.

As inúmeras opções que têm no elenco dão a Cuca mais possibilidades de brigar com os principais concorrentes. Algo que Diego Aguirre não teve no ano passado, quando liderou e caiu de produção.

Daniel Alves teve atuação mais discreta, mas foi importante com sua experiência — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Daniel Alves teve atuação mais discreta, mas foi importante com sua experiência — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

A sequência final de turno para o São Paulo não é fácil, mas será importante para deixar a evolução do time ainda mais madura. Faltam mais quatro jogos do primeiro turno:

  • 25/8 – 16h – Vasco x São Paulo – São Januário
  • 31/8 – 11h – São Paulo x Grêmio – Morumbi
  • 7/9 – 19h – Internacional x São Paulo – Beira-Rio
  • 15/9 – 19h – São Paulo x CSA – Morumbi

Cuca tem em mãos um elenco do qual pode tirar várias possibilidades, do jeito que gosta de trabalhar. A sequência de bons resultados dá ao São Paulo um ambiente que parecia não ser mais possível no clube. E o torcedor, após as contratações de Daniel Alves e Juanfran, está em êxtase.

Os ingredientes para o Tricolor brigar de igual para igual pelo título do Brasileirão estão reunidos. Agora, cabe à diretoria, comissão técnica e jogadores atenderem às expectativas dos torcedores.

Assista abaixo à entrevista de Cuca:

Veja a entrevista do técnico Cuca, do São Paulo, após vitória sobre o Athletico

Veja a entrevista do técnico Cuca, do São Paulo, após vitória sobre o Athletico