GloboEsporte.com
André Hernan
Técnico comandou R10 no Galo e pensa em usar reforço pelo meio ou na segunda linha.
O técnico Cuca, do São Paulo, pensa em usar Daniel Alves como um meia ou na segunda linha pela direita. A ideia seria repetir com o lateral contratado até dezembro de 2022 o que o treinador fez com Ronaldinho Gaúcho no Atlético-MG.
No Galo, em 2012, Ronaldinho chegou em baixa após a passagem pelo Flamengo. Cuca passou a usá-lo centralizado, como referência técnica do time de jovens. Com Daniel Alves, a ideia seria dar liberdade para aproveitar a qualidade do capitão da Seleção no campo ofensivo.
Por isso, inclusive, a diretoria contratou o lateral-direito Juanfran. O espanhol de 34 anos tem características mais defensivas e daria liberdade a Daniel Alves, novo camisa 10 do São Paulo.
Daniel Alves usará a camisa 10 do São Paulo: lateral também pode eventualmente jogar pelo meio — Foto: Reprodução
Na visão de Muricy Ramalho, comentarista do Grupo Globo e ídolo do São Paulo, Daniel Alves pode fazer mais de uma função tática no time.
– Na Seleção, quando o Tite ataca com lateral-esquerdo na linha de fundo, o direito, que no caso é o Daniel, vem para dentro como um volante. É uma posição em que ele pode jogar. Ele também pode jogar aberto, começando como lateral e vindo como volante. Só não vá esperar que ele apareça no fundo do campo, mas para isso tem o Antony. O Antony vai no fundo, e o Daniel vai ser um armador por dentro – disse Muricy.
– O Cuca deve usá-lo nesse sentido. (…) A gente tem de escalar o jogador onde ele se sente bem, tem que respeitar as características. Se a gente perguntar para o Daniel, ele vai querer jogar na lateral. Ele é lateral da seleção, e o projeto dele é jogar até a Copa de 2022 – afirmou o comentarista.