GloboEsporte.com
Tricolor fará a estreia da nova camisa neste domingo, às 16h, diante do Ceará, no Morumbi.
Eduardo Rodrigues
Além das prováveis estreias de Daniel Alves e Juanfran, o São Paulo irá utilizar pela primeira vez, neste domingo, às 16h, contra o Ceará, no Morumbi, pelo Brasileirão, o novo modelo da terceira camisa. Ela é na cor azul celeste, em alusão à ligação do time com o Uruguai.
A camisa foi apresentada na última quinta-feira, em evento no Morumbi, e teve a presença de Lugano. Na sexta-feira foi a vez de Juanfran ir a uma loja da fornecedora de material esportivo do Tricolor para dar autógrafos e tirar foto com os torcedores.
De acordo com a empresa, o evento de lançamento teve todas as 350 camisas colocadas à disposição vendidas. A comercialização iniciou às 16h da última sexta-feira. O número só não foi maior do que a venda da camisa 1 de 2018, que teve Kaká no evento de apresentação.
Mas você se lembra de outras terceiras camisas do Tricolor?
Abaixo relembramos algumas:
1940 – Sem escudo
A primeira terceira camisa da história do São Paulo foi lançada em 1940. As imagens de registro da época eram em preto e branco, mas relatos de historiadores afirmam que o modelo era listrado em preto e branco, com as golas vermelhas. De acordo com Alexandre Giesbrecht, do site Jogos do São Paulo, a estreia do uniforme foi com derrota por 2 a 0 para o Flamengo.
1966 – Camisa tricolor
Depois 22 anos do primeiro exemplar de camisa comemorativa, o São Paulo decidiu fazer uma outra. Em 1966, as cores tradicionais (vermelho, branco e preto) se tornam predominantes na camisa do clube, como lembra Alexandre Giesbrecht.
1984/1985 – Todo de branco
O São Paulo utilizou dois tipos de camisa totalmente brancas durante os anos de 1984 e 1985. A primeira tinha faixas finas com as cores do clube nas pontas das mangas. Segundo o historiador são-paulino Michael Serra, ela foi inspirada no New York Cosmos, dos EUA.
A segunda também era toda branca, mas o detalhe que a diferenciava da outra eram as mangas. A da direita era de cor vermelha, enquanto a esquerda era preta (Veja no tweet abaixo).
2000 – Club Athletico Paulistano
Em 2000, o São Paulo homenageou o Clube Athletico Paulistano com um uniforme todo branco e as inscrições das primeiras letras do tradicional clube de São Paulo.
2013 – Vermelho total
No dia 28 de abril de 2013, o São Paulo entrou em campo para enfrentar a Penapolense, pelo Campeonato Paulista, com um uniforme todo vermelho, com escudo e patrocinadores quase “invisíveis”.
O uniforme foi lançado para celebrar o fim da reforma das novas cadeiras do Morumbi. O mote da campanha foi “vermelho, a cor da raça”.
Uniforme do São Paulo usado em 2013 no Morumbi — Foto: Divulgação/Penalty/VIPCOMM
2015 – Homenagem a Rogério Ceni
Para homenagear os 25 anos de Rogério Ceni no São Paulo, a fornecedora de material esportivo fez duas camisas comemorativas:
A primeira em um tom bordô, além do número 25 no peito…
Alan Kardec e Luis Fabiano em momento de substituição — Foto: Miguel Schincariol
… a outra em cor grafite.
Rogério Ceni como modelo da camisa — Foto: Marcelo Hazan
Luis Fabiano também usou a camisa — Foto: Mauro Horita
2016 – #ForçaChape
Como uma forma de homenagear as 71 vítimas do acidente com o avião que levava a delegação da equipe catarinense e jornalistas para a Colômbia, o São Paulo entrou em campo contra o Santa Cruz, no Brasileirão de 2016, com uma camisa preta, detalhes verdes e com a escrita #ForçaChape no peito.
Caramelo, que morreu no acidente, teve passagem pelo São Paulo — Foto: Divulgação
2016 – Amarela
A fornecedora de material esportivo do São Paulo lançou a camisa amarela como referência às conquistas do time do Morumbi. O lema de lançamento foi: “Dê a vida por essa casa”. A gola da camisa levou a curvas do desenho do estádio. A estreia contra foi com derrota para o Botafogo.
Camisa do São Paulo Amarela com homenagem a Telê Santana — Foto: Marcello Fim/Framephoto/Estadão Conteúdo
2017 – Preto
“Teias de escudos” havia sido a última camisa 3 lançada pelo São Paulo, em 2017. Preta e com detalhes vermelhos, a camisa não foi um sucesso entre os torcedores.
Camisa do São Paulo de 2017 — Foto: Divulgação