Análise: São Paulo insistente faz força para jogar, vai ao limite para vencer e volta a brigar pelo G-4

478

GloboEsporte

Marcelo Hazan

Tricolor compensa desempenho com luta até o fim para bater Botafogo.

Ninguém pode dizer que o São Paulo não se dedicou a todo momento em busca da vitória sobre o Botafogo, sábado, no estádio Nilton Santos. Do técnico Cuca aos jogadores, a atitude foi a mesma: martelar atrás dos três pontos para voltar a brigar no topo da tabela do Campeonato Brasileiro.

Mas o São Paulo precisou ir ao seu limite para vencer por 2 a 1 um Botafogo mais fraco tecnicamente, embora bem organizado por Eduardo Barroca. Com o elenco que o Tricolor tem, o time pode (e deve) jogar mais.

Publicidade

Longe de encantar, o São Paulo lutou, finalizou mais vezes do que o adversário (18 a 14) e teve o esforço premiado no fim com o gol de Pablo. Emblemático, aliás, que mesmo tendo atuado em menos da metade dos jogos no ano (18 de 42) por lesões, o atacante seja o artilheiro do elenco, com seis gols.

O resultado levou o São Paulo aos 35 pontos, amenizou a pressão sobre Cuca pelos resultados e desempenhos recentes e recolocou o time na briga pelo G-4 do Brasileirão. A meta interna do clube é chegar ao final do Brasileirão entre os três primeiros.

Jogadores comemoram gol do São Paulo no Nilton Santos: Tricolor venceu Botafogo por 2 a 1 — Foto: André Durão

O Tricolor de Cuca começou escalado no 3-5-2, com Juanfran de zagueiro, liberdade para Daniel Alves e Hernanes por dentro, e Tchê Tchê e Reinaldo abertos. Desta maneira abaixo:

Formação inicial do São Paulo contra o Botafogo: 3-5-2 — Foto: GloboEsporte.com

Formação inicial do São Paulo contra o Botafogo: 3-5-2 — Foto: GloboEsporte.com

Depois, Cuca mudou Toró para o lado direito do ataque e passou a jogar com Tchê Tchê por dentro. Insatisfeito com o empate parcial, o técnico fez duas substituições: Hernanes por Everton e Toró por Antony. O time cresceu e dominou o segundo tempo.

No fim, Cuca trocou Luan por Igor Gomes e terminou o jogo com Tchê Tchê de volante, Igor Gomes e Daniel Alves de meias, e Antony, Everton e Pablo na frente. Desta maneira abaixo:

Como São Paulo terminou em campo contra o Botafogo — Foto: GloboEsporte.com

Como São Paulo terminou em campo contra o Botafogo — Foto: GloboEsporte.com

O São Paulo insistiu até buscar o gol da vitória, aos 46 minutos do segundo tempo, com Pablo. Depois, teve a chance de fazer o terceiro, em contra-ataque no qual Antony escolheu a jogada individual.

Everton desarmou no meio do campo, tocou para Antony e disparou, enquanto Daniel Alves também acompanhou a jogada para dar outra opção. Eram Antony, Daniel Alves e Everton contra João Paulo sozinho (veja abaixo).

Antony (com a bola), Everton e Daniel Alves versus João Paulo no contra-ataque do São Paulo — Foto: Reprodução

Antony (com a bola), Everton e Daniel Alves versus João Paulo no contra-ataque do São Paulo — Foto: Reprodução

Antony decidiu chutar, Gatito Fernández defendeu, e as reações de Daniel Alves e Everton dizem tudo:

Antony chuta para o gol, e Daniel Alves e Everton lamentam por não receberem o passe — Foto: GloboEsporte.com

Antony chuta para o gol, e Daniel Alves e Everton lamentam por não receberem o passe — Foto: GloboEsporte.com

Titular nos nove jogos anteriores, Antony não era reserva desde o dia 22 de maio, quando o São Paulo enfrentou o Bahia pela Copa do Brasil.

Agora ele tentará voltar ao time titular contra o Goiás, nesta quarta-feira, às 21h30, no Morumbi. Para este jogo, Cuca não terá Hernanes (suspenso) e Alexandre Pato (estiramento na coxa direita).

Diante do Botafogo, a insistência e luta até o fim foram suficientes para vencer. Se quiser buscar objetivos maiores no Brasileirão, como o sonho do título citado por Pablo, o São Paulo precisará de (muito) mais.