GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues
Contra os reservas do Grêmio, no Morumbi, Tricolor paulista desperdiça chance de colar ainda mais na liderança
O São Paulo entrou em campo no último sábado, às 11h, com quatro desfalques no ataque (Pato, Pablo, Toró e Raniel) e mostrou fragilidade ofensiva na ausência desses jogadores. O Tricolor ficou no empate em 0 a 0 no Morumbi diante de um time praticamente reserva do Grêmio.
Vitor Bueno foi o escolhido para ser o centroavante, no lugar do suspenso Raniel, mas fez uma partida para ser esquecida, principalmente ao desperdiçar uma boa chance aos 20 minutos do segundo tempo. Aos 26, deixou o gramado sob vaias da torcida.
Para tentar suprir ao máximo a falta de atacantes de ofício, Cuca colocou o volante Tchê Tchê um pouco mais avançado para povoar a entrada da área. A tática surtiu efeito no primeiro tempo, e o jogador foi quem teve as melhores chances em dois chutes de fora da área defendidos por Júlio César.
Everton, pela esquerda, e Antony, pela direita, porém, sentiram falta de um jogador de referência e não conseguiram tabelas para fazer infiltrações pelo lado do campo.
O São Paulo, então, ficou previsível com as jogadas pelo centro e foi neutralizado.
– Faltou (um atacante). Essa figura você não faz, não adianta. O 1 e o 9 não se faz, tem que ter. “Ah eu vou criar um centroavante”. Não cria. É difícil você fazer. Ele já tem um instinto matador, fome de gol, esse é o 9. Os outros têm esse faro, mas sabem jogar de um outro jeito. O 9 não, só joga ali. É até um romantismo. Às vezes, para um jogo encardido, um cara que segura na frente, gira e chuta – disse Cuca na entrevista coletiva após o jogo.
Cuca em São Paulo 0 x 0 Grêmio: problemas no ataque — Foto: Marcos Ribolli
No segundo tempo, o treinador tentou povoar mais o lado direito do ataque colocando Igor Vinicius no lugar de Juanfran para ter mais opções pelo lado de campo. Igor Gomes também entrou no meio de campo para apoiar as investidas pela direita, mas aí apareceu um outro problema que vem acompanhando o time neste Brasileirão: a falta de pontaria.
Em 18 finalizações, o São Paulo acertou a direção do gol apenas quatro vezes.
De acordo com o Footstats, o Tricolor é o sétimo colocado no ranking de equipes da Série A do Brasileirão em chutes certos no gol, com 73. Para efeito de comparação, o Santos lidera o quesito com 106 finalizações certas a gol.
Cuca tem insistido nos treinos para aperfeiçoar o fundamento. Na última terça-feira, por exemplo, o elenco fez exercícios de quase uma hora de finalizações.
Perdeu! Antony pega a sobra na área, mas chuta sem direção aos 7 do 1º tempo
A falta de pontaria custou ao São Paulo os três pontos que deixariam o time colado nos líderes Flamengo e Santos. Com o ponto conquistado, o time até ganhou a terceira posição momentaneamente, mas pode cair para quinto até o final da rodada.