UOL
Arthur Sandes e José Eduardo Martins
Após o São Paulo empatar com o CSA por 1 a 1, no último domingo (15), no Morumbi, Daniel Alves chamou a atenção com declarações fortes. Nas redes sociais e programas esportivos, o debate ficou praticamente restrito à crítica de que, em sua visão, a imprensa não vai saber o que é melhor para o Tricolor paulista “porque nunca jogou futebol”. No entanto, segundo apurou o UOL Esporte, o camisa 10 mandou um recado também para a comissão técnica e até mesmo para a torcida em sua fala.
Em suas primeiras quatro partidas pelo São Paulo, o capitão da seleção brasileira havia atuado como meia. No duelo deste fim de semana, ele foi deslocado para a lateral direita e não teve uma participação tão destacada. Nos dias anteriores à mudança, torcedores e a imprensa questionaram o fato de Daniel Alves ter construído a maior parte da carreira na lateral, mas jogar no meio de campo pelo Tricolor.
Atento ao noticiário e à repercussão entre os torcedores, o jogador espera que a comissão técnica e os integrantes do departamento de futebol do São Paulo não se influenciem com a opinião pública. A ideia de Daniel Alves é de que as pessoas tenham liberdade para tomarem as suas decisões, desde que de maneira firme. “Sei o quanto é difícil você construir coisas no futebol brasileiro, pelo fato de vocês (imprensa) estarem sempre para desestabilizar em qualquer situação. Então temos que ser calmos. A maioria da imprensa não jogou bola, então gera desconfortos. Se jogo na lateral, se jogo no meio. A gente tem que ser bastante consciente da situação que estamos e do futebol que estamos praticando”, disse Daniel Alves.
Ainda nesta linha de raciocínio, o camisa 10 considera importante que a comissão técnica tenha convicção na hora de decidir a posição em que poderá ser mais bem aproveitado. Daniel Alves não se furta de jogar na lateral direita. Porém, entende que pode produzir mais como meio-campista em determinadas partidas. Ele já atuou neste setor em outras equipe, como a Juventus, da Itália, e teve bom desempenho. “Estamos aqui, volto a insistir, para construir juntos. Posso ajudar meus companheiros a serem muito melhores do que são. Ao contrário do que a maioria pensa, eu jogando de lateral fico muito tempo sem pegar na bola, e aí fica ainda mais difícil ajudar meus companheiros. A imprensa não vai saber (em que posição Daniel Alves rende mais) porque nunca jogou futebol”,afirmou. “Quero passar a mensagem que não podemos nos posicionar conforme o que a imprensa fala, temos que seguir nosso plano. A imprensa sempre está para gerar esse tipo de desconforto, e gerar debates. Eu estava lá fora (com a seleção), mas ouvi falando sobre Daniel Alves na lateral, Daniel Alves no meio”, completou.
Vale destacar, por fim, que o badalado jogador não tem rusga com Cuca ou sua comissão técnica, segundo apurou a reportagem. A ideia do recado era tentar dar mais liberdade para que o treinador possa tomar as suas decisões. Por isso mesmo, a relação não ficou abalada e a reapresentação do jogador, ontem (16), no CT da Barra Funda, transcorreu de maneira natural.