São Paulo fecha primeiro turno em baixa após perder pontos para três dos quatro times do Z-4

126

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Tricolor também é quem mais empatou nas 19 primeiras rodadas do Brasileirão.

O São Paulo encerrou sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no último domingo, sem ter muito o que comemorar. O empate com o CSA, dentro de casa, deixou o time na sexta colocação, com 32 pontos, a dez do líder Flamengo.

O resultado também comprovou a fragilidade da equipe de Cuca quando enfrenta times da parte de baixo da tabela. Dos quatro que encerraram o primeiro turno do Brasileirão no Z-4, o São Paulo só venceu a Chapecoense, por 4 a 0, e empatou com os demais:

Publicidade
  • Dentro de casa: São Paulo 1×1 Cruzeiro
  • Fora de casa: Avaí 0x0 São Paulo
  • Dentro de casa: São Paulo 1×1 CSA

Ou seja, dos 12 pontos que o Tricolor poderia conquistar contra os quatro últimos colocados da competição, apenas metade deles foi conquistado, um aproveitamento de 50%.

Hernanes lamenta chance desperdiçada no empate com o CSA — Foto: Marcos Ribolli

É verdade que o time também não foi derrotado por nenhuma dessas equipes, mas nesse caso entra outra dificuldade enfrentada pelo São Paulo nessas primeiras 19 rodadas de Brasileirão.

Ao lado do Corinthians, o Tricolor é o clube que mais empatou no torneio até aqui. Foram oitos jogos que terminaram na igualdade, sendo que seis deles foram como mandante.

Com um aproveitamento tão baixo atuando dentro de casa, o São Paulo tem apenas a oitava melhor campanha como mandante, com 18 pontos conquistados dos 30 possíveis. Em contrapartida, fora de casa o clube é o quarto melhor, com 14 pontos dos 27 possíveis.

As oscilações dentro da competição fazem o São Paulo se complicar no sonho de disputar o título. Na 15ª rodada, por exemplo, a distância para o então líder Santos era de apenas dois pontos. Nesta 19ª rodada, já são 10 pontos que separam o Tricolor da liderança, que hoje pertence ao Flamengo.

– Esses empates em casa nos tiram uma chance enorme de brigar lá na frente. Temos que saber administrar. Os últimos quatro jogos não vieram com resultados. Se a gente pensa em disputar título ainda, que cada vez está ficando mais difícil, temos que voltar a vencer. Vamos pensar em vencer, jogo a jogo. Nos preparar melhor ainda, treinar mais para poder jogar melhor e vencer– afirmou Cuca em entrevista coletiva após o empate com o CSA, no último domingo.

Cuca gesticula em empate do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Cuca gesticula em empate do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Focado apenas no Brasileirão, única competição que restou ao São Paulo após as eliminações precoces na Libertadores e Copa do Brasil, a pressão por bons resultados e um futebol melhor aumenta.

Além do empate frustrante contra o CSA em casa, o clube fechou o primeiro turno sob protestos da torcida. Ao término do jogo, membros de organizadas foram na porta do Morumbi para pedir mais empenho dos atletas.

Para se reerguer no Brasileirão, onde já não vence há quatro jogos,o São Paulo terá pela frente o Botafogo, às 11h, do próximo sábado, no Engenhão. O elenco se reapresenta nesta segunda-feira, às 15h30, no CT da Barra Funda.