Veja como fica o São Paulo com a possível volta de Pablo; atacante ainda é o artilheiro do time no ano

757

GloboEsporte.com

Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan 

Em fase final de recuperação de lesão no tornozelo direito, jogador não atua desde 13 de julho.

Pablo pode ser a grande novidade no São Paulo no jogo do próximo sábado, contra o Internacional, às 19h, no Beira Rio, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em fase final de recuperação de lesão no ligamento do tornozelo direito, o jogador não atua desde 13 de julho, no empate com o Palmeiras, e participou dos dois treinos desta semana com o elenco.

Publicidade

Com o provável retorno de Pablo, o técnico Cuca ganha algumas opções no ataque, setor que sofre com desfalques para a partida.

O São Paulo não terá Antony, convocado pela seleção olímpica, e, provavelmente, estará sem os lesionados Alexandre Pato e Toró. Ambos estão em recuperação de problemas na coxa e não devem estar à disposição a tempo.

Para tentar suprir os problemas ofensivos, Cuca já começou a esboçar um possível time com Pablo. No treino da última terça-feira, o treinador testou ele e Raniel juntos em um jogo coletivo de dez jogadores de cada lado.

Pablo voltou a treinar com bola no São Paulo — Foto: Érico Leonan/sãopaulofc.net

Durante a atividade em campo reduzido, Raniel ficou mais centralizado como um camisa 9, enquanto Pablo jogou na segunda linha, se movimentando entre o lado esquerdo e direito.

Quando defendeu o Athletico, Pablo chegou a atuar pelas pontas, principalmente em 2017. Na ocasião, o centroavante era Grafite. Caso Cuca opte por essa formação, o time não mudaria muito suas características em relação aos demais jogos. Continuaria no 4-3-3.

No entanto, há também a possibilidade de Pablo jogar atrás do centroavante Raniel, assim como Alexandre Pato fez na vitória contra o Goiás, pela segunda rodada do Brasileirão. Toró foi o centroavante naquele ocasião.

Nesse caso, o provável São Paulo mudaria o esquema para o 4-4-2, com:

  • Tiago Volpi, Juanfran, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson (Tchê Tchê), Liziero, Everton e Vitor Bueno; Pablo e Raniel.
Pablo ajuda na marcação do São Paulo em treino  — Foto: Eduardo Rodrigues

Pablo ajuda na marcação do São Paulo em treino — Foto: Eduardo Rodrigues

A escalação de Pablo no time titular, porém, ainda depende da avaliação do departamento médico. O atacante vem da segunda grave lesão em menos de seis meses. Em maio, ele precisou operar a região da coluna para a retirada de um cisto e também ficou dois meses em tratamento.

Pablo, no entanto, é uma das peças fundamentais para o São Paulo. Mesmo com os quase cinco meses sem atuar (somando o tempo parado nas duas lesões), ele ainda continua como o artilheiro do clube no ano, com cinco gols marcados. Alexandre Pato agora divide a artilharia.

Durante o tempo ausente de Pablo, Raniel foi quem ganhou a posição de centroavante, mas ainda não convenceu. Em cinco jogos, fez apenas um gol.

No último sábado, no empate sem gols com o Grêmio, Raniel cumpriu suspensão por cartão vermelho, e o São Paulo não tinha nenhum jogador de ofício para a posição. Vitor Bueno foi o escolhido para atuar improvisado. E não foi bem.

Nesta quarta-feira, o Tricolor terá o treino tático fechado para a imprensa. Na quinta e na sexta-feira, as atividades serão totalmente fechadas, e Cuca fará mistério quanto à escalação oficial.