Análise: estilo de Fernando Diniz aparece no São Paulo, mas sem eficácia para furar defesa do Bahia

159

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues 

Passes, jogadas com goleiro, posse de bola… Tricolor demonstra repertório, mas fica no empate sem gols com o Bahia, na última quarta-feira, pela Brasileirão.

O estilo de Fernando Diniz apareceu de forma mais contundente pela primeira vez no São Paulo na última quarta-feira, no empate com o Bahia, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

As inúmeras trocas de passes, a posse de bola de 61% e as jogadas iniciadas nos pés do goleiro Tiago Volpi, porém, não foram suficientes para furar a defesa do Bahia.

Publicidade

Diniz surpreendeu na escalação ao iniciar a partida com Alexandre Pato e Liziero nos lugares dos convocados Antony e Daniel Alves, respectivamente.

A ideia era ter um time um pouco mais defensivo sem perder a velocidade.

O começo foi empolgante. O Tricolor conseguiu trocar bons passes, fazer boas tabelas e em determinados ataques congestionou a área e a entrada dela com os volantes e meias dando opções.

Na imagem abaixo, Reinaldo está com a bola, Tchê Tchê se projeta para entrar na área, enquanto Liziero está pela esquerda, desmarcado, pronto para receber o passe. Pablo e Pato dentro da área e Hernanes na entrada da área também era mais uma opção pelo meio. São seis jogadores após a intermediária.

+ Leia mais notícias do São Paulo

São Paulo congestiona ataque do Bahia — Foto: Reprodução

São Paulo congestiona ataque do Bahia — Foto: Reprodução

Jogo com o goleiro e muitos passes

No estilo de jogo de Fernando Diniz não pode faltar uma jogada: a saída de bola com os goleiros. Nas equipes treinadas pelo treinador, goleiro tem que saber jogar com os pés.

E foi o que Tiago Volpi fez em muitas oportunidades.

Tiago Volpi analisa o empate do São Paulo com o Bahia e fala do estilo de Fernando Diniz

Tiago Volpi analisa o empate do São Paulo com o Bahia e fala do estilo de Fernando Diniz

Ainda com cinco minutos de jogo, Volpi saiu jogando com Bruno Alves, que acionou o companheiro de zaga Anderson Martins e a marcação do Bahia avançou. Liziero e Luan, então apareceram para criar mais opções de passes. A ideia com isso é quebrar a primeira linha de marcação do adversário.

A jogada não surtiu tanto resultado, mas o Tricolor trocou 22 passes sem que o Bahia tocasse na bola (veja no vídeo abaixo).

À la Fernando Diniz: São Paulo troca 22 passes no campo de defesa contra o Bahia

À la Fernando Diniz: São Paulo troca 22 passes no campo de defesa contra o Bahia

Mas o que não deu certo?

Além dos três problemas físicos que obrigaram Fernando Diniz a queimar as três substituições, o São Paulo não foi objetivo ao chegar na entrada da área. Os passes dos laterais e dos meias que se aproximavam da região não foram efetivos, e o time passou a ficar previsível.

Os chutes de fora da área também foram pouco explorados. A equipe deixou o campo com apenas uma finalização no alvo e sete para fora. Hernanes, um dos melhores finalizadores do elenco, arriscou um único chute.

– Vamos evoluir pouco a pouco. De treinos tivemos quatro ou cinco táticos. Estamos tomando cuidado com a carga. Tivemos de treinar um pouco o time para jogar como está jogando – disse Diniz ao fim do jogo.

Em contrapartida, a parte defensiva foi um ponto positivo. O São Paulo conseguiu anular bem a equipe baiana e pouco sofreu com contra-ataques e investidas com os pontas rápidos. Nos três jogos de Fernando Diniz no comando, o Tricolor só foi vazado em uma ocasião.

Jogadores do São Paulo reunidos antes de a bola rolar na Fonte Nova — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net