Análise: São Paulo mostra equilíbrio em momento crucial na briga por vaga na Libertadores

332

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Equipe dirigida por Fernando Diniz tem melhora no desempenho defensivo e possui 100% de aproveitamento como mandante com o atual treinador.

Durante a temporada, o São Paulo se mostrou um time de muitos altos e baixos. A equipe que encarou os líderes foi a mesma que perdeu pontos preciosos para equipes da zona de rebaixamento. E dentro de casa.

Nesta altura do campeonato, faltando apenas dez rodadas para o término do Brasileirão, o Tricolor dá demonstrações de que encontrou o equilíbrio certo para conseguir a tão desejada vaga na Copa Libertadores de forma direta.

Publicidade

Na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no Morumbi, a equipe comandada por Fernando Diniz mais uma vez teve paciência para construir o resultado. Após um primeiro tempo fraco, sem muita inspiração, o São Paulo voltou para o segundo tempo com uma motivação diferente.

Tanto é que, aos cinco minutos, Igor Gomes abriu o caminho para vitória. Vitor Bueno deu números finais aos 11 minutos.

O curto período entre um gol e outro encheu o time de tranquilidade para mandar no jogo. Uma vitória por dois gols ou mais de diferença não acontecia desde julho, nos 4 a 0 sobre a Chapecoense, pela 11ª rodada do Brasileirão.

Jogadores do São Paulo comemoram gol de Igor Gomes — Foto: Marcos Ribolli

Equilíbrio defesa x ataque

Um dos maiores temores da torcida são-paulina na chegada de Fernando Diniz ao São Paulo era o sistema defensivo. Adepto de um estilo mais ofensivo, de toque de bola, o treinador teve dificuldades no setor pelos times pelos quais passou.

Os números no São Paulo até aqui, porém, desmentem a tese. Nos sete jogos de Fernando Diniz à frente do Tricolor, a equipe sofreu apenas dois gols, média de 0,29%.

Entre os treinadores que dirigiram o time neste ano, Diniz é quem tem o melhor aproveitamento defensivo. Veja abaixo:

  • André Jardine – sofreu7 gols/8 jogos – 0,87%
  • Vagner Mancini – sofreu6 gols/9 jogos – 0,67%
  • Cuca – sofreu 19 gols/26 jogos – 0,73%
  • Fernando Diniz – sofreu 2 gols/7 jogos – 0,29%

Embora o ataque não tenha sido tão eficiente neste ano –com 29 gols é o pior entre os dez primeiros do Brasileirão –, com Fernando Diniz ele vem correspondendo. Nos sete jogos, foram seis gols marcados, quase um gol por jogo.

Esse equilíbrio entre ataque e defesa vem fazendo o São Paulo se consolidar no G-4. Com 49 pontos, na quarta posição, a equipe abriu quatro pontos de vantagem para o quinto colocado Internacional.

Fernando Diniz tem bons números defensivos pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Fernando Diniz tem bons números defensivos pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Equilíbrio no Morumbi

Outra preocupação do São Paulo no Brasileirão era o desempenho dentro de casa. Com o técnico Cuca, o Tricolor conquistou apenas quatro vitória como mandante. O time chegou a ser um dos piores da competição.

Com o triunfo sobre o Atlético-MG, Fernando Diniz atingiu as mesmas quatro vitórias do antigo treinador e está 100% em casa no comando do São Paulo.

Após 28 rodadas completadas, o Tricolor é o quinto colocado no quesito mandante. São oito vitórias, seis empates e um empate.

São Paulo tem 100% de aproveitamento em casa após chegada de Diniz — Foto: Marcos Ribolli

São Paulo tem 100% de aproveitamento em casa após chegada de Diniz — Foto: Marcos Ribolli