Cartolas pedem calma e esvaziam ideia de votar clube-empresa em outubro

511

UOL

Leo Burlá

Em reunião realizada na tarde de hoje (3), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, presidentes de clubes do futebol brasileiro se reuniram para debater o projeto que prevê a criação do clube-empresa. Estiveram presentes representantes de Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo, dentre outros de todas as divisões do Campeonato Brasileiro. O consenso entre os presentes é que a ideia não se sustenta na forma como está posta. A mensagem pública é a de aumentar o debate, mas a realidade é que a ampla maioria não deseja fazer essa “conversão”.

Thais Magalhães/CBF

Em meio ao debate, há o componente político. Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, quer votar já em outubro o Projeto de Lei. Só assim seria possível escapar das novas regras previdenciárias que impediriam o parcelamento das dívidas. “Por que essa urgência? Por que agora resolverem que tem que salvar os clubes? O que a gente observa é que a maioria dos clubes, especialmente os grandes, não tem a intenção de virar empresa. A discussão veio de fora para dentro”, disse Alexandre Campello, presidente do Vasco e da Comissão Nacional de Clubes.

Publicidade

A proposta que está sendo articulada em Brasília prevê uma ajuda para as agremiações com problemas financeiros graves,que teriam renegociação da dívida fiscal e condições mais camaradas saldar quitar débitos privados. Dentre outras benesses, poderiam entrar em processo de recuperação judicial, mas desde que deixassem de ser associações sem fim lucrativo. A medida, contudo, resultaria em mais tributos. “O consenso é de que há uma insegurança grande nas alterações da parte trabalhista, de isenção fiscal e recuperação judicial. Queremos que seja mais amplamente discutido. As culturas são diferentes. Nossa cultura não é a da arrecadação, que é como funciona nos Estados Unidos.

Ao fim do encontro, os presentes divulgaram uma carta na qual falaram sobre “dúvidas e itens de sensibilidade”. Os clubes defenderam que haja uma “revisão na Lei Pelé e a possibilidade da criação de um estatuto único do futebol”. Confira a íntegra do comunicado:

Leo Burlá / UOL