Daniel Alves, de volta ao time do São Paulo, tem números positivos em clássicos na carreira; veja retrospecto

175

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan

Jogador faz contra o Palmeiras seu primeiro clássico com a camisa tricolor.

Daniel Alves fará seu primeiro clássico paulista com a camisa do São Paulo. Nesta quarta-feira, o jogador entra em campo para enfrentar o Palmeiras, às 19h30, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, fora de casa. Na vitória de 1 a 0 sobre o Corinthians, na 25ª rodada, o jogador estava com a seleção brasileira.

O jogo entre Palmeiras e São Paulo terá transmissão ao vivo do Premiere para todo o Brasil com narração de Odinei Ribeiro e comentários de Mauricio Noriega. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e transmite ao vivo as entrevistas pós-jogo.

Publicidade

E os números de Dani Alves em clássicos em toda sua carreira são positivos. Em 45 jogos, ele acumula 22 vitórias, dez empates e 13 derrotas, aproveitamento de 56%. O desempenho podia ser ainda melhor se não fosse o retrospecto de quando atuava pelo Bahia. Contra o Vitória, o jogador acumulou três derrotas e um empate.

No quesito gols, porém, o lateral não foi tão efetivo até aqui. Foram apenas cinco gols marcados, sendo dois deles ainda pelo Sevilla. No maior clássico espanhol, entre Barcelona e Real Madrid, ele fez apenas um em 27 partidas disputadas.

Veja abaixo o desempenho de Daniel Alves por todos os clubes pelos quais passou:

Daniel Alves São Paulo gráfico — Foto: Infográfico

Daniel Alves São Paulo gráfico — Foto: Infográfico

Nota da redação: na Itália, o maior rival da Juventus é o Torino. No entanto, Daniel Alves nunca enfrentou a equipe de Turim. O GloboEsporte.com, então, levantou os números em duelos contra o Milan, equipe que também tem uma forte rivalidade nacional.

Daniel Alves irá estrar em clássicos pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

De volta ao futebol brasileiro no início de agosto, Daniel Alves poderia ter feito sua estreia em clássicos paulistas diante do Corinthians, na 25ª rodada do Brasileirão. Por conta da convocação para a seleção brasileira, ele ficou fora do duelo.

Nesta quarta, porém, ele volta ao time titular após cumprir suspensão contra o Atlético-MG, na rodada passada, e tem a possibilidade de atuar na lateral direita.

Esse bom retrospecto de Daniel Alves em clássicos pode ajudar o clube a acabar com um jejum incômodo na casa do rival alviverde. Em oitos jogos na arena, o São Paulo ainda não conseguiu vencer. São sete vitórias do Palmeiras e um empate. São 21 gols marcados pelos palmeirenses contra quatro do Tricolor.

Daniel Alves volta ao time do São Paulo contra o Palmeiras — Foto: Gettyimages

Daniel Alves volta ao time do São Paulo contra o Palmeiras — Foto: Gettyimages

Esse empate, porém, teve um gosto especial. Após a igualdade no tempo normal, o Tricolor avançou à final do Campeonato Paulista ao vencer nos pênaltis.

Fernando Diniz faz mistério sobre o time que vai a campo na quarta, mas uma possível formação tem: Tiago Volpi, Daniel Alves, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Thcê Tchê (Liziero), Igor Gomes, Vitor Bueno, Antony e Alexandre Pato.

Contra o time do pai

Além de tudo que envolve o primeiro Choque-Rei de Daniel Alves com a camisa do São Paulo e os números do jogador em clássicos, um fator extra-campo também será relevante para o capitão do Tricolor.

O Palmeiras é o time do coração do pai de Daniel Alves, apesar de o jogador ser são-paulino declarado. Em uma entrevista na seleção brasileira, antes de ser contratado pelo São Paulo, ele revelou essa rivalidade dentro de casa.

– O São Paulo é o meu time. Meu pai torce para o Palmeiras, é bom deixar claro senão dá confusão em casa. Tenho minha relação de ter visto o time jogar, me lembro do Telê – afirmou.

Daniel Alves em sua apresentação no São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Daniel Alves em sua apresentação no São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

No dia de sua apresentação como jogador do São Paulo, porém, ele reformulou a resposta anterior e disse que o pai já foi são-paulino um dia. A torcida nesta quarta-feira deve ficar dividida.

– Na realidade meu pai era são-paulino e virou a casaca. Espero que agora com a chegada do filho ele volte. Ele que me apresentou o São Paulo, com sacrifício, na TV preta e branca. Espero que ele possa pensar melhor nisso com a chegada do filho aqui. Nossa história é muito curiosa. E acho que ele não vai deixar de vibrar com isso.