Em alta com Cuca e Diniz, Tchê Tchê tem índice de 92% de acerto de passes no São Paulo

320

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Volante foi titular em 26 dos 27 jogos do Tricolor no Brasileirão e estará em campo no próximo domingo, às 16h, diante do Atlético-MG.

Alan Mendes/saopaulofc.net

Saiu Cuca, entrou Fernando Diniz, e uma coisa não mudou no São Paulo: a condição de titular absoluto de Tchê Tchê. E uma das justificativas pode estar no bom desempenho do jogador nos passes.

Publicidade

Desde que chegou ao São Paulo, Tchê Tchê fez 26 jogos dos 27 possíveis no Brasileirão, sendo a maioria deles por 90 minutos. Ele ficou fora apenas do duelo contra o Atlético-MG, pela nona rodada.

No acumulado dessas partidas, o volante deu 1.192 passes, acertou 1.103 e errou 89, um aproveitamento de 92.5%. Os números credenciam Tchê Tchê como o melhor passador do Tricolor e o décimo do Brasileirão em passes certos completos. Os dados são do Footstats.

Além da boa média no fundamento, outro fator que explica Tchê Tchê como titular absoluto do Tricolor é a confiança das comissões técnicas. Tanto o ex-treinador Cuca quanto o atual Fernando Diniz veem o meio-campista como indispensável para o esquema tático.

O jogador despontou para o futebol nacional justamente nas mãos de Diniz. Em 2016, o Audax comandado pelo técnico surpreendeu com o vice-campeonato paulista. Tchê Tchê foi um dos destaques daquela campanha. Além de ficar na seleção do torneio, foi eleito a revelação.

O bom desempenho fez Tchê Tchê ser contratado pelo Palmeiras, então dirigido por Cuca, para aquele mesmo ano. E a temporada dele no clube foi praticamente impecável. Das 38 rodadas do Brasileirão, o volante atuou em 37, foi o melhor meia eleito pela CBF e faturou o título da competição.

A característica de Tchê Tchê mais exaltada pelos treinadores é a polivalência. Além de volante, ele também pode jogar de lateral. No Palmeiras, chegou a aparecer nas pontas.

Tchê Tchê em treino do São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Tchê Tchê em treino do São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Neste domingo, diante do Atlético-MG, às 16h, no Morumbi, Tchê Tchê será titular mais uma vez. A dúvida que fica é se ele atuará como um primeiro volante ou mais avançado, como vem jogando no time de Fernando Diniz.

Diante do mistério, um possível time do São Paulo é o seguinte: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê; Liziero, Igor Gomes (Hernanes), Vitor Bueno (Hernanes) e Antony; Pato.

A TV Globo transmite ao vivo o jogo entre São Paulo e Atlético-MG para os estados de SP, MG, PR, GO, TO, MS, MT, SE, AL, CE e DF com narração de Cleber Machado e comentários de Casagrande, Roger Flores e Paulo César de Oliveira.

Premiere transmite para todo o Brasil, com narração de Jota Júnior e comentários de Wagner Vilaron. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos, e transmite as entrevistas dos técnicos dos dois times após a partida.