Falamos com Bruno Alves no São Paulo: regularidade em campo, filho amuleto e melhor defesa

190

GloboEsporte

Marcelo Hazan

Zagueiro só perde para Reinaldo entre jogadores de linha com mais partidas do ano e é titular da defesa do Tricolor, a menos vazada do Brasileirão com 17 gols sofridos.

Bruno Alves virou um dos líderes do São Paulo, dono da melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 17 gols sofridos (a segunda é a do rival Corinthians, com 20). Esse rendimento tem sido mantido com o técnico Fernando Diniz. Ele comandou a equipe em seis partidas, nas quais quatro o time saiu ileso (Flamengo, Bahia, Corinthians e Avaí).

– O Diniz vem batendo na tecla de atacar marcando. É um treinador que, diferente do que muitos dizem, se preocupa muito com o sistema defensivo. Ele fala que a primeira função do time é não tomar gol para depois começar a criar as chances e converter. O trabalho está dando certo. A dedicação lá do ataque está ajudando bastante. Nós também estamos tentando sair com a bola tocando para ter um jogo mais limpo – disse Bruno Alves, em entrevista ao Grupo Globo.

Publicidade

No quesito regularidade, Bruno Alves só perde para Reinaldo entre os atletas de linha: ele atuou em 44 das 51 partidas do Tricolor em 2019 (Reinaldo jogou 45 vezes). Ele também renovou contrato, mas até junho de 2023 (Reinaldo prorrogou até 2021, com possibilidade de renovação automática para 2022, de acordo com metas).

O zagueiro de 28 anos diz fazer um complemento diário no CT da Barra Funda para não ter lesões. Nesta temporada, o Tricolor sofreu com desfalques por diferentes razões.

– Sempre chego uma hora antes dos treinos para fazer fortalecimento muscular e mobilidade de quadril, que é muito importante. Vem dando certo. Na minha carreira nunca tive problema de lesão. Espero continuar firme e forte para estar à disposição – disse Bruno Alves.

Bruno Alves se recupera de pisão no tornozelo e treina no São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Diante do Avaí, porém, Bruno Alves deu um susto no torcedor são-paulino. Ele sofreu dura entrada de Brenner, no tornozelo, e acabou substituído no intervalo (veja no vídeo abaixo). Brenner foi expulso.

Apesar de a imagem ter sido forte, o defensor não teve lesão e está à disposição de Fernando Diniz para enfrentar o Atlético-MG, domingo, às 16h, no Morumbi.

– Foi uma entrada um pouco forte. Conheço o Brenner. Não teve maldade nenhuma. Foi um lance de azar. Ele adiantou a bola, consegui dar o bote e ele não conseguiu tirar o pé, mas graças a Deus foi só o susto. Deus me livrou dessa enfermidade e estou à disposição para o jogo de domingo.

Após revisão no VAR, árbitro expulsa Brenner do Avaí por entrada em Bruno Alves

Após revisão no VAR, árbitro expulsa Brenner do Avaí por entrada em Bruno Alves

Fernando Diniz terá a semana toda para definir o time titular que enfrentará o Galo. O técnico não tem Daniel Alves e Luan, suspensos, mas conta com o retorno de Reinaldo (cumpriu gancho após levar três amarelos).

Everton, Pablo e Rojas seguem fora, assim como provavelmente Toró (ele iniciou a transição para o campo, mas ainda trabalha sob a supervisão da preparação física). Anderson Martins, por sua vez, se recuperou das dores no joelho. No treino de terça-feira, Diniz deu uma pista de um possível time ao usar oito titulares juntos: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Liziero e Igor Gomes.

Faz frio e venta no #trmorumbi
Por isso o Bruno Alves colocou um casaco no filho e amuleto Henry durante o hino nacional

View image on Twitter

Independentemente da formação escolhida, um nome é certo no Morumbi para domingo: Henry, filho de Bruno Alves que leva o nome do ex-craque francês campeão do mundo e amuleto do jogador. Segundo o zagueiro, sempre que ele entra com o pequeno no estádio o São Paulo não perde.

– Tem que levar, né, tadinho. Esse jogo do Avaí estava frio. Minha esposa não colocou blusa e ele não queria entrar. Eu falei: “Não, vem que o pai coloca uma blusa”. Tirei o casaco do Hernanes, ele entrou e deu tudo certo. Está invicto há dois anos e pouco em casa. Ele está confirmado, é o único titular do jogo que já está escalado (risos).

Bruno Alves leva o filho Henry no colo durante o hino nacional do jogo entre São Paulo e Avaí — Foto: Marcelo Hazan

Bruno Alves leva o filho Henry no colo durante o hino nacional do jogo entre São Paulo e Avaí — Foto: Marcelo Hazan

Veja outros trechos da entrevista com Bruno Alves:

Saída de bola
– Sim, o Diniz dá muita confiança nos treinos e faz muita repetição. Os treinos são em cima disso, de sair jogando para criar chance de gol e vem dando certo. Ele diz para fazer no treino e levar para o jogo. Estamos com confiança e tentando fazer da melhor maneira possível.

Regularidade
– Acredito que é um trabalho que vem dando certo. Sou um cara que me dedico muito no dia a dia, principalmente sendo mentalmente forte. Sei que a cobrança num clube do tamanho do São Paulo é muito grande. Então estou me dedicando ao máximo todos os dias, porque sei que fazendo isso vou estar mais perto dessa regularidade. É um trabalho que está dando certo, estou colhendo os frutos e fico feliz por isso.

Partidas fora sob o comando do Cuca: como foi para você?
– Eu fiquei fora do jogo com o Athlético-PR, por suspensão, e na volta ele optou pelo Anderson Martins que também é um excelente zagueiro. Temos uma zaga qualificada. Procurei trabalhar. Sabia da minha capacidade e que se tivesse a chance poderia mostrar novamente o que mostrei o ano inteiro. Continuei trabalhando concentrado, de boca fechada, porque sabia que a oportunidade voltaria. Voltou e aproveitei da melhor forma possível.