G-4 ou G-6? Veja o que o São Paulo precisa fazer para chegar à Copa Libertadores de 2020

1135

GloboEsporte

Tricolor é o quarto colocado do Brasileirão, com 46 pontos ganhos em 27 jogos disputados.

Sem nenhuma chance de título, o São Paulo tenta salvar sua temporada com uma vaga na Copa Libertadores de 2020.

Quarto colocado do Brasileirão, com 46 pontos, o Tricolor está forte na briga pela classificação, mas tem concorrentes de peso na disputa.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o São Paulo tem 44% de chances de se classificar para o torneio sul-americano em uma disputa com Corinthians, Internacional, Grêmio e Bahia.

Publicidade

São Paulo no G-4

Para ir de forma direta à fase de grupos, o Tricolor precisa chegar aos 64 pontos, média do quarto colocado nas últimas três edições do Brasileirão. Assim, o time de Fernando Diniz terá de somar mais 18 pontos nas 11 rodadas restantes, o que equivale a 54% dos pontos em disputa.

Ou seja: o São Paulo necessita de seis vitórias.

Para este ano, porém, é preciso ressaltar que Tristão Garcia trabalha com uma “nota de corte” mais alta: 66 pontos para o G-4 e 61 ou 62 pontos para o G-6.

Fernando Diniz comanda treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo no G-6

Terminar em quinto ou sexto será uma tragédia para o São Paulo por conta do alto investimento feito no elenco e, claro, pelo trauma da eliminação na fase prévia da Libertadores deste ano para o Talleres, da Argentina (o Tricolor foi quinto no Brasileiro de 2018).

A vaga no G-6 está próxima de ser garantida (79% de chances, segundo o Infobola). Na média dos últimos três anos, o sexto colocado se classificou com 58 pontos. Assim, o Tricolor teria de obter mais 12 pontos (36% da pontuação em disputa).

Ou seja: vencer mais quatro partidas.

G-8?

Há, claro, variáveis que podem aumentar o número de vagas disponíveis. Isso acontecerá se o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, ficar entre os seis primeiros colocados. Uma outra vaga ainda seria aberta se Flamengo ou Grêmio vencer a Libertadores e também terminar o Brasileirão entre os seis, formando até um G-8.

No próximo domingo, às 16h, o São Paulo encara o Atlético-MG, no Morumbi, em busca de melhorar seu desempenho no Campeonato Brasileiro. O Tricolor não terá as presenças de Daniel Alves e Luan, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.