Igor Vinícius ouve dicas de Daniel Alves para não relaxar e crê em permanência no São Paulo de 2020

251

GloboEsporte

André Hernan e Marcelo Hazan

Tricolor tem até dezembro para exercer opção de compra de R$ 2 milhões por 50% dos direitos do jogador emprestado pelo Ituano e deverá manter lateral-direito de 22 anos.

Igor Vinícius acredita na permanência no São Paulo para 2020 e tem essa meta como grande motivação deste ano. Provável titular da lateral direita contra o Atlético-MG, domingo, às 16h, no Morumbi, ele está emprestado pelo Ituano até dezembro.

O lateral de 22 anos tem opção de compra fixada em R$ 2 milhões por 50% dos direitos econômicos. Atualmente o clube está satisfeito com seu desempenho e, se comprá-lo, firmará contrato por três anos.

Publicidade

– Está se encaminhando, mas tem um mês para definir. Espero que defina. Tem grandes chances de acontecer, vamos ver – disse Igor Vinícius, em entrevista ao Grupo Globo.

– É aqui que eu quero ficar. Quero fazer minha história aqui. É um ano de confirmação, claro, todos sabem disso, mas estou satisfeito e espero estar evoluindo cada dia mais.

O jogo entre São Paulo e Atlético-MG terá transmissão da TV Globo para SP, com narração de Cléber Machado e comentários de Casagrande e Roger Flores. O Premiere também mostra a partida, com narração de Jota Júnior e comentários de Wagner Vilaron. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e transmite ao vivo as entrevistas pós-jogo dos dois times.

Igor Vinícius crê em permanência no São Paulo para 2020 — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Igor Vinícius crê em permanência no São Paulo para 2020 — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Embora o desempenho deste ano esteja acima das sua próprias expectativas, Igor Vinícius escuta conselhos do ídolo Daniel Alves para não baixar a guarda. O camisa 10 do Tricolor é sua referência na lateral direita desde antes da contratação do São Paulo.

– Ele falou para mim que o brasileiro tem o costume de relaxar. Às vezes o cara está bem e relaxa. Isso não existe. Futebol hoje em dia você tem que estar ligado nos 90 minutos. Vocês podem perceber que o Dani é um cara que está sempre alerta. Dificilmente você vai ver ele desligado de alguma coisa. Então é isso que estou aprendendo. Estou pegando para ficar (atento) os 90 minutos. Outras coisas que vai pegando, como o posicionamento. Ele é o melhor lateral do mundo por muitos anos e é o ídolo que eu tenho. Nunca escondi isso. Procuro aprender, estou aprendendo e quero aprender muito mais – disse Igor Vinícius.

– Acho que isso motiva mais, eu não posso relaxar. Está sendo um pouco mais do que o esperado (o desempenho no ano), mas se eu achar que está bom as coisas mudam. Então eu não posso achar que está bom. Eu tenho que procurar evoluir, crescer e melhorar. Sempre tem algo a melhorar. Se estão gostando eu fico feliz. Me motiva a melhorar. Isso que vai fazer com que eu permaneça e é o que eu quero.

Fernando Diniz conversa com Igor Vinícius e Juanfran em treino do São Paulo — Foto: divulgação São Paulo

Fernando Diniz conversa com Igor Vinícius e Juanfran em treino do São Paulo — Foto: divulgação São Paulo

A concorrência com o próprio Daniel Alves e Juanfran poderia ser encarada como uma dificuldade para Igor Vinícius no São Paulo. No entanto, ele procura aprender com os dois e tem conseguido buscar espaço. Diante do Atlético-MG, por exemplo, Daniel Alves está suspenso, e Juanfran não tem treinado por conta de uma contratura muscular.

– Nunca vi a chegada dos dois por esse lado. Procurei ver o lado positivo das coisas. O Dani jogou várias vezes no meio, na lateral também. É outro jogador que também faz outras posições. Tem isso, tem os cartões, um incômodo ou outro. E eu estou trabalhando e aprendendo. O Dani é um ídolo, o Juan um exímio marcador. Tem um posicionamento perfeito taticamente. Então são caras com quem eu procuro aprender para quando eu tiver oportunidade dar o meu melhor e procurar fazer um pouco do que eles me passam no dia a dia.

Depois da vitória sobre o Avaí, o São Paulo subiu para a quarta posição, com 46 pontos, e o objetivo agora é não sair mais do G-4. Esse foi o discurso no vestiário, segundo o lateral.

– É um objetivo nosso, tem que ser. O São Paulo tem que estar no G-4, independentemente dos altos e baixos na competição. Tivemos vários treinadores (quatro) que colocaram sua filosofia e até a gente entender às vezes demora um pouco. Talvez por isso teve essa oscilação. O Hernanes falou uma coisa antes do último jogo, contra o Avaí, que essa era a oportunidade de a gente entrar no G-4 e não sair mais. É o que estamos procurando fazer. Ficar no G-4 e ter a vaga na Libertadores de forma direta.

Igor Vinicius, do São Paulo, deverá ser titular contra o Atlético-MG, domingo, no Morumbi — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Diante do Atlético-MG, o técnico Fernando Diniz não terá Pablo, Everton, Rojas (lesionados), Daniel Alves e Luan (suspensos). Toró evoluiu na recuperação de um estiramento na coxa esquerda, mas não tem feito todos os exercícios nos treinos com o grupo e é dúvida. Juanfran, com uma contratura muscular, deverá ficar fora.

Assim, um possível São Paulo é o seguinte: Tiago Volpi, Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê; Liziero, Igor Gomes (Hernanes), Vitor Bueno (Hernanes) e Antony; Pato.

Seleção olímpica

Igor Vinícius vive a expectativa de ser convocado pelo técnico André Jardine, da seleção brasileira olímpica. Nesta sexta-feira ele vai divulgar a lista para o Torneio de Tenerife, na Espanha.

– Estou na expectativa, sim. Desde o Torneio de Toulon, no qual que eu estava na pré-lista de 35. Desde lá coloquei como objetivo pegar uma seleção olímpica. É um objetivo que eu tenho, sim, mas sabemos que para conseguir tem de estar bem aqui. Procurei me manter focado no dia a dia, treinamentos e espero, sim. Vamos ver.