Primeira vitória fora, fim de tabu e tranquilidade do São Paulo no G-4: os desafios de Diniz no Choque-Rei

116

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan 

Tricolor encara o Palmeiras, nesta quarta-feira, na arena do rival, pela 29ª rodada do Brasileirão.

Nesta quarta-feira, às 19h30, na arena do Palmeiras, Fernando Diniz comandará o São Paulo pela segunda vez em um clássico, dessa vez válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes, o técnico fez sua estreia em jogos desse tipo na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians.

Será o oitavo jogo do treinador no Tricolor. O Choque-Rei coloca o Palmeiras, segundo colocado com 57 pontos, e o São Paulo, quarto lugar com 49 pontos, frente a frente (veja a tabela do Brasileirão).

Publicidade

Em sete jogos, Fernando Diniz tem os seguintes números:

  • quatro vitórias (Fortaleza, Corinthians, Avaí e Atlético-MG – todas como mandante)
  • dois empates (Flamengo e Bahia – como visitante)
  • uma derrota (Cruzeiro – como visitante)
  • 66,6% de aproveitamento
  • cinco jogos sem sofrer gols (não consecutivos)
  • dois gols sofridos
  • seis gols marcados

O jogo entre Palmeiras e São Paulo terá transmissão ao vivo do Premiere para todo o Brasil, com narração de Odinei Ribeiro e comentários de Maurício Noriega. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e transmite ao vivo as entrevistas pós-jogo.

Fernando Diniz comandará o São Paulo em seu segundo clássico, nesta quarta-feira, contra o Palmeiras — Foto: Divulgação / São Paulo

Veja cinco motivos que tornam o clássico importante para Diniz:

Buscar a primeira vitória como visitante

Todas as vitórias do São Paulo com o treinador foram no Morumbi (Avaí, Corinthians e Atlético-MG) ou no Pacaembu (Fortaleza). A pior atuação do Tricolor sob o comando do técnico foi justamente fora de casa: a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, no Mineirão.

Fernando Diniz no comando do São Paulo contra o Atlético-MG, no Morumbi — Foto: Marcos Ribolli

Fernando Diniz no comando do São Paulo contra o Atlético-MG, no Morumbi — Foto: Marcos Ribolli

Tabu contra o Palmeiras

O São Paulo nunca venceu o Palmeiras em sua arena. No total são oito jogos, com sete derrotas e um empate.

Nas semifinais do Paulistão deste ano, porém, o Tricolor saiu da casa alviverde classificado nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo normal.

Além do tabu na casa do rival, o São Paulo não vence o Palmeiras há oito jogos no geral. A última vitória foi no dia 27 de maio de 2017, quando o time então comandado por Rogério Ceni bateu os palmeirenses por 2 a 0, com gols de Lucas Pratto e Luiz Araújo (relembre no vídeo abaixo).

Melhores momentos de São Paulo 2 x 0 Palmeiras pela 3ª rodada do Brasileirão de 2017

Melhores momentos de São Paulo 2 x 0 Palmeiras pela 3ª rodada do Brasileirão de 2017

Segundo maior teste de fogo

Fernando Diniz estreou no São Paulo em um jogo visto por muitos como uma “roubada”: diante do líder Flamengo, no Maracanã, após comandar somente um treino no CT da Barra Funda.

O Tricolor empatou com o Rubro-Negro sem gols. Para se ter uma ideia do feito, o Flamengo nunca mais perdeu pontos desde então: foram seis jogos e seis vitórias. O Tricolor, aliás, é o único time até aqui que tirou pontos do Rubro-Negro nos dois turnos (empatou por 1 a 1 no Morumbi).

Agora, Fernando Diniz encara seu segundo maior teste de fogo, diante do vice-líder Palmeiras, fora de casa.

Hernanes em ação pelo São Paulo contra o Flamengo no Maracanã — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

Hernanes em ação pelo São Paulo contra o Flamengo no Maracanã — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

Consolidação no G-4

O São Paulo abriu quatro pontos de distância para o Internacional após bater o Galo. Agora, o Tricolor tem a chance de criar mais gordura em relação ao Colorado, encurtar a distância para o próprio Palmeiras (hoje em oito pontos) e tentar colar no Santos, terceiro lugar e três pontos à frente.

São Paulo bateu o Atlético-MG com gols de Igor Gomes e Vitor Bueno, e tenta se firmar no G-4 — Foto: Marcos Ribolli

São Paulo bateu o Atlético-MG com gols de Igor Gomes e Vitor Bueno, e tenta se firmar no G-4 — Foto: Marcos Ribolli

Vencer os três principais rivais no mesmo ano

O aproveitamento do São Paulo em clássicos desde 2015 até hoje é de 29,8%. Segundo o pesquisador Alexandre Giesbrecht, especializado em partidas do Tricolor, os números são:

  • 57 jogos
  • 12 vitórias
  • 15 empates
  • 30 derrotas

No entanto, o time venceu os dois últimos confrontos com rivais: Santos (3 a 2) e Corinthians (1 a 0), em duelos disputados no Morumbi. Cuca dirigiu a equipe no San-São, e Fernando Diniz comandou o time no Majestoso.

A última vez em que o São Paulo venceu os três principais rivais na mesma temporada foi em 2014. Ou seja, se bater o Palmeiras nesta quarta-feira, será a primeira vez desde então que o Tricolor terá comemorado vitórias no mesmo ano contra seus maiores rivais.

Veja o retrospecto do São Paulo em clássicos desde 2014:

  • 2019: Santos (uma vitória e uma derrota), Corinthians (uma vitória, um empate e três derrotas) e Palmeiras (três empates e uma derrota)
  • 2018: Santos (um empate, uma vitória e uma derrota), Corinthians (um empate, duas vitórias e duas derrotas) e Palmeiras (três derrotas) – não venceu o Palmeiras
  • 2017: Santos (duas vitórias e uma derrota), Corinthians (quatro empates e duas derrotas) Palmeiras (uma vitória e duas derrotas) – não venceu o Corinthians
  • 2016: Santos (um empate e duas derrotas), Corinthians (uma vitória, um empate e uma derrota) e Palmeiras (uma vitória e duas derrotas) – não venceu o Santos
  • 2015: Santos (uma vitória, um empate e quatro derrotas), Corinthians (uma vitória, um empate e três derrotas) e Palmeiras (um empate e duas derrotas) – não venceu o Palmeiras
  • 2014: Santos (duas vitórias e um empate), Corinthians (uma vitória, um empate e uma derrota) e Palmeiras (duas vitórias e uma derrota) – venceu ao menos uma vez os três rivais
Reinaldo comemora gol do São Paulo contra o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Reinaldo comemora gol do São Paulo contra o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli