São Paulo tem o pior ataque da história após completar 50 jogos; veja os números e compare

295

GloboEsporte

Hernanes justifica mau desempenho com lesões: “Condição física foi precária este ano”.

O São Paulo jamais teve um ataque tão ruim na história depois de 50 jogos na temporada, completados na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, na última quarta-feira. Até agora, o time marcou apenas 46 gols. A média é de 0,92 por partida. Ou seja, são mais partidas do que gols no ano do Tricolor. O levantamento foi publicado no blog do jornalista Paulo Vinicius Coelho, no “Uol”.

Segundo o historiador Alexandre Giesbrecht, os piores números do São Paulo após 50 jogos em outras temporadas foram os seguintes:

  • 1974, 1981, 1986 e 1992: marcou 65 gols após 50 jogos
  • 2018: marcou 64 gols
  • 1979 e 2016: fez 61 gols
  • 1990: marcou 58 gols
  • 1973: 49 gols
  • 2019: 46 gols

– Futebol é feito de ciclos. É um ano que, por mais que a gente tenha as peças como Pablo, Pato, o Toró, o Antony, a gente acabou sofrendo muito com as lesões. E isso atrapalha muito, inclusive o jogador a voltar, a pegar o ritmo. Isso acaba atrapalhando bastante. Muitos desses números estão relacionados a isso. A condição física foi precária este ano – disse Hernanes após a derrota para o Cruzeiro, na última quarta-feira.

Jogadores do São Paulo conversam com Fernando Diniz no CT — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Jogadores do São Paulo conversam com Fernando Diniz no CT — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Publicidade

Apesar de ter investido nas contratações de Pato e Pablo, o São Paulo sofreu com desfalques. Só no setor ofensivo, os principais atacantes ficaram fora por diversos motivos neste ano:

  • Pablo participou de 24 das 50 partidas do ano. Ele teve quatro problemas médicos: dores na panturrilha direita, retirou um cisto na coluna lombar, sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo e sofreu um estiramento na coxa direita.
  • Pato jogou 18 partidas desde o fim de março, quando foi contratado. O atacante só não disputou o Campeonato Paulista. Ele sofreu três problemas médicos: lesão na região cervical, mialgia na parte posterior da coxa direita e um estiramento no mesmo local.
  • Everton jogou 33 das 50 partidas de 2019. Ele teve quatro problemas médicos: estiramento na coxa esquerda, concussão cerebral, lesão no adutor da coxa direita e lesão parcial no ligamento cruzado do joelho esquerdo.
  • Toró participou de 17 partidas desde março, quando foi relacionado pela primeira vez na temporada. Ele teve dois problemas médicos: um pequeno estiramento na coxa esquerda e um outro estiramento no mesmo local.
  • Raniel participou de oito jogos desde julho, quando foi contratado. Ele foi desfalque por três motivos diferentes: teve dores no joelho, uma indisposição estomacal e uma amigdalite.
Pablo sofreu estiamento contra o Bahia e desfalca o São Paulo — Foto: Reprodução

Pablo sofreu estiamento contra o Bahia e desfalca o São Paulo — Foto: Reprodução

Ainda segundo o blog do “PVC”, a pior média de gols marcados pelo São Paulo em uma só temporada desde a fundação do clube, em 1930, era a da temporada de 2016. Naquele ano o time marcou 70 gols em 70 jogos. Ou seja, média de um por partida, maior do que o atual 0,92.

Os anos nos quais o São Paulo marcou menos gols foram em 1937 (fez 51 gols em 31 jogos) e em 1979 (51 gols em 46 partidas).