São Paulo x Corinthians: mostramos por que os rivais têm as melhores defesas do Brasileirão

216

GloboEsporte

Bruno Cassucci e Eduardo Rodrigues

Veja os segredos dos times de Fernando Diniz e Fábio Carille, adversários neste domingo.

A torcida é sempre por um jogo cheio de emoções e com muitos gols, mas nada indica que o Majestoso deste domingo, às 18h, no Morumbi, terá um placar elástico. Até agora neste Brasileirão, São Paulo e Corinthians têm se destacado pela força defensiva e são donos das defesas menos vazadas.

O Corinthians é o líder no quesito, com apenas 15 gols sofridos. O São Paulo vem logo na cola, com 16.

Publicidade

O clássico terá transmissão ao vivo do Premiere para todo o Brasil com narração de Milton Leite e comentários de Alexandre Lozetti e Ricardinho. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e transmite ao vivo as entrevistas pós-jogo dos dois times.

Mas, por que São Paulo e Corinthians sofrem tão poucos gols? Abaixo, o GloboEsporte.com mostra motivos para o bom desempenho defensivo dos rivais:

Tricolor entrosado

Um dos principais fatores que fazem a defesa do São Paulo ser a segunda melhor do Campeonato Brasileiro é o entrosamento entre os três zagueiros que mais atuam nesta temporada: Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins.

A dupla mais acionada nesta edição do Brasileirão foi Arboleda e Bruno Alves, e ambos já mantêm uma boa parceria desde 2018. Neste ano, o técnico Cuca decidiu invertê-los de lado pois achava que a saída de bola iria melhorar dessa forma. Bruno Alves então foi para o lado direito, e Arboleda para o esquerdo.

A opção surtiu efeito, e os jogadores cresceram. Fernando Diniz assumiu o comando da equipe, manteve a formação e, curiosamente, a dupla fez a melhor partida no empate sem gols diante do Flamengo, no Maracanã, pela 22ª rodada do Brasileirão.

Defesa do São Paulo passou ilesa diante do Flamengo, dono do melhor ataque do Brasileirão, no Maracanã — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

Defesa do São Paulo passou ilesa diante do Flamengo, dono do melhor ataque do Brasileirão, no Maracanã — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

Na última quarta-feira, contra o Bahia, Arboleda não pôde jogar devido a uma suspensão pelo terceiro amarelo, e Anderson Martins foi o substituto. O zagueiro saiu de campo como um dos melhores da partida com boas interceptações por baixo e ganhou quase todas nas bolas aéreas. No entanto, ele deve retornar ao banco de reservas contra o Corinthians.

Quem também tem uma grande parcela neste bom momento defensivo é Tiago Volpi. O goleiro vive o seu melhor momento com a camisa do São Paulo e dá indícios que pode ser o melhor substituto de Rogério Ceni desde a aposentadoria do jogador.

Goleiros como Denis, Sidão e Renan Ribeiro não conseguiram se firmar na meta do Tricolor.

Agora com Fernando Diniz, Tiago Volpi também ganhou uma nova função. Além do desafio de evitar que o São Paulo seja vazado, ele também precisa jogar com os pés, quase como um líbero. Frente do Bahia, o goleiro se saiu bem ao ser acionado diversas vezes.

Tradição alvinegra

Não é de hoje que o Corinthians tem um bom desempenho defensivo. Você já deve ter escutado que o técnico Fábio Carille é responsável por treinar a marcação da equipe desde os tempos em que Tite comandava o Timão.

Carille preza pela primeira linha bem ajustada e em sincronia. A marcação é feita por zona e não de forma individual. Sem a bola, os atacantes de lado também ficam atrás da linha da bola, protegendo os laterais.

Quase sempre nas vésperas dos jogos ele reúne zagueiros e laterais e coordena os movimentos deles. O objetivo é deixá-los bem posicionados para ganhar os confrontos por cima e por baixo e também deixar os adversários em impedimento.

Solidez defensiva é marca do Corinthians nos últimos anos — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

Solidez defensiva é marca do Corinthians nos últimos anos — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

O setor, porém, oscilou em alguns momentos desta temporada, sobretudo no começo do ano. Com a chegada de Gil, após a Copa América, a defesa corintiana voltou a se fortalecer e foi essencial para o Corinthians alcançar os primeiros lugares do campeonato.

O Timão não foi vazado em 13 das 24 rodadas do Brasileirão até aqui.

Apesar dos méritos serem de todos, vale destaque para o goleiro Cássio. Mesmo com uma falha ou outra, como no jogo diante do Fluminense, mês passado, quando sofreu um frango, o camisa 12 costuma fazer milagres e muitas vezes livra o Timão de derrotas.

No Majestoso deste domingo a defesa corintiana tentará se redimir. Diante do Athletico-PR, na última rodada, a equipe sofreu dois gols, algo que não é habitual. Neste Brasileirão, o Timão foi vazado mais de uma vez apenas na estréia, contra o Bahia (derrota por 3 a 2), e no empate em 2 a 2 com o Ceará.