Único confronto entre São Paulo e Fortaleza no Pacaembu foi em 1974; relembre

211

GloboEsporte

Davi César 

Tricolor Paulista venceu por 1 a 0 com gol de Chicão e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro da época.

O próximo embate entre São Paulo e Fortaleza será em um espaço não muito usual para o enfrentamento entre os dois clubes. Em vez do Morumbi – que receberá o show da banda Iron Maiden -, o Pacaembu será o grande palco para o duelo deste sábado (5).

No entanto, não é a primeira vez que as equipes se encontram no estádio. O último (e único) confronto de São Paulo e Fortaleza no Pacaembu foi no “Campeonato Nacional de Clubes” de 1974, competição equivalente ao Campeonato Brasileiro. O São Paulo levou a melhor.

O São Paulo que enfrentou o Fortaleza em 1974 era líder do campeonato e vinha embalado por sequência de vitórias — Foto: Arquivo Histórico do São Paulo FC

A partida da época era válida pela primeira fase competição, que ainda não era disputada em pontos corridos. O São Paulo era líder isolado do grupo 2 e vinha embalado por sequência de vitórias. Na contramão, o Fortaleza vinha como lanterna da competição e não havia ganhado nenhuma partida. O momento era de crise para a equipe cearense e o clima era tenso até entre os próprios jogadores do clube: Hamilton Rocha e Beijoca chegaram a trocar socos após discordância.

Os times entraram em campo às 22 horas. Era o segundo jogo sendo disputado na mesma noite no Pacaembu pela sexta rodada da primeira fase do Brasileirão da época. O elenco do tricolor paulista era estrelado por nomes como Waldir Peres e Mirandinha. O Fortaleza contava com ídolos como Amilton Melo e Louro.

Mas quem brilhou naquela noite foi Chicão. O jogador foi responsável pelo único gol da partida e garantiu a vitória para o São Paulo, que era comandado pelo argentino José Poy. Apesar da vitória, o resultado pelo placar mínimo não convenceu. No duelo entre líder e lanterna, a torcida que estava presente no Pacaembu esperava uma goleada e apesar da sexta derrota, o Fortaleza voltou para casa com a confiança em alta.

São Paulo e Fortaleza se enfrentam neste sábado (5), às 17 horas, no Pacaembu. Jogo é válido pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Acompanhe todos os lances da partida em Tempo Real no Globoesporte.com.