Análise: São Paulo encontra caminho com Daniel Alves mais solto e se fortalece após o clássico

392

GloboEsporte

Marcelo Hazan

Tricolor domina segundo tempo contra o Santos e cria várias chances no empate por 1 a 1.

O São Paulo teve em Daniel Alves seu líder no empate por 1 a 1 com o Santos, na Vila Belmiro, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Com Juanfran na lateral direita, Daniel Alves teve liberdade para jogar mais solto e conduzir o time, principalmente no segundo tempo, quando o São Paulo dominou a maior parte do clássico.

A orientação de Fernando Diniz era para Daniel Alves marcar pelo lado direito sem a bola, setor normalmente ocupado por Antony, e jogar livre quando o Tricolor tivesse a posse. Se no primeiro tempo ele foi desarmado ao tentar um chapéu que originou um contra-ataque perigoso do Santos, no segundo o camisa 10 ditou o ritmo são-paulino.

– Quando falamos dele, falamos de um jogador de nível muito alto. O Daniel tem uma liderança extremamente positiva, treina todos os dias, chega no horário, vai embora depois dos outros, faz a recuperação, cuida da alimentação. É um exemplo. O São Paulo fez uma grande contratação, ele emana coisas positivas. Não trouxemos um driblador ou fazedor de gols. A cobrança em cima dele pelos títulos que ganhou é muito descontextualizada. Ele veio para somar e ajudar o São Paulo, e tem ajudado muito. Ele ajuda na liderança em campo, na marcação, na orientação. Ele faz parte da solução – disse o técnico Fernando Diniz.

Daniel Alves comemora o gol São Paulo contra o Santos na Vila Belmiro — Foto: BP Filmes

O time melhorou muito após a entrada de Liziero no lugar de Jucilei, no intervalo. O técnico Fernando Diniz não creditou esse crescimento do time exclusivamente à substituição, mas também a uma mudança de postura.

No primeiro tempo, o São Paulo teve dificuldades e ofereceu o gol ao Santos em erro duplo de Jucilei (desarmado) e Arboleda (cometeu pênalti em Evandro). No segundo, o time dominou as ações ofensivas e criou chances até para virar (Pablo, Igor Gomes e Arboleda).

Na jogada do gol, Daniel Alves desarmou um passe de Victor Ferraz, tocou no meio e disparou pela direita. Ele acompanhou a jogada até o fim, entrou na área completamente livre e recebeu de Vitor Bueno o cruzamento na medida para fazer o gol de empate do São Paulo (veja no vídeo abaixo).

Daniel Alves nem aparece no quadro quando a jogada do gol está sendo construída. Ele desarmou, tocou e disparou. Acompanhou o lance até o fim para aparecer completamente livre, sem nenhum santista perto, e fazer o gol #gesaopaulo3677:34 PM – Nov 16, 2019Twitter Ads info and privacy45 people are talking about this

– Ele inicia a jogada, acompanha e faz o gol. Ainda bem que foi assim. Se o resultado não tivesse vindo, teríamos aquelas críticas que não tem a ver. O Daniel é um cara que tem ajudado muito o São Paulo, vai ajudar ainda mais. Ele já entrou para flutuar e buscar o melhor espaço. A maneira que o time jogou no primeiro tempo dificultou para ele aparecer. O Daniel é um jogador de coletivo. Quando a coletividade anda, ele é um cara que sempre vai contribuir muito – disse Diniz.

Com o empate no clássico, o São Paulo foi a 53 pontos e tem de secar o Grêmio neste domingo, contra o Flamengo, na Arena do Grêmio. O Tricolor busca uma improvável vaga no G-4 nesta reta final do Brasileirão. O próximo adversário é o Ceará, no outro domingo (dia 24), no Castelão – o time não terá Pablo, suspenso com três amarelos.

Duas derrotas para Fluminense e Athlético-PR, no Morumbi, e um clássico contra o Santos fora de casa: o cenário antes do San-São era tenebroso para o Tricolor. Mas o time saiu fortalecido da Vila Belmiro.

Veja números de Daniel Alves no clássico:

  • Líder em passes certos do San-São (38)
  • Duas finalizações
  • Dois passes errados
  • Um gol
Daniel Alves agradece Vitor Bueno pelo passe no gol do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Daniel Alves agradece Vitor Bueno pelo passe no gol do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan