São Paulo tem tabela difícil na briga pela Libertadores

257

GloboEsporte

Tricolor duela com Grêmio, Internacional e Corinthians por vaga direta na fase de grupos.

O São Paulo tem mais seis jogos no Campeonato Brasileiro para tentar garantir uma vaga na próxima Copa Libertadores. Mas a briga pela classificação não será fácil. Com 52 pontos, o Tricolor ocupa a quinta colocação e tem Grêmio, Internacional e Corinthians como principais rivais.

A tabela do São Paulo na reta final do Brasileirão é complicada. O Tricolor tem pela frente um clássico, dois concorrentes diretos pela classificação e ainda vai encarar adversários que lutam para evitar o rebaixamento. Detalhe: são quatro partidas fora de casa e só duas como mandante.

Veja abaixo os próximos seis jogos do São Paulo:

Publicidade
  • 33ª rodada: Santos (Vila Belmiro)
  • 34ª rodada: Ceará (Castelão)
  • 35ª rodada: Vasco (Morumbi)
  • 36ª rodada: Grêmio (Arena do Grêmio)
  • 37ª rodada: Internacional (Morumbi)
  • 38ª rodada: CSA (Rei Pelé)

No primeiro turno, a equipe então comandada pelo técnico Cuca conquistou oito pontos contra esses mesmos adversários, um aproveitamento de 44,4%. Foram vitórias sobre Santos e Ceará, derrotas para Vasco e Internacional e empates com Grêmio e CSA.

Fernando Diniz em treino do São Paulo — Foto: Divulgação / São Paulo

Os jogos dos concorrentes

Os rivais diretos pela classificação também têm confrontos complicados pela frente. Eles, porém, farão mais jogos em casa do que o São Paulo, ponto que pode ser determinante na briga ponto a ponto pelas vagas.

Veja os confrontos dos rivais:

  • Grêmio: Flamengo (casa), Palmeiras (fora), Athletico (fora), São Paulo (casa), Cruzeiro (casa) e Goiás (fora);
  • Internacional: Corinthians (fora), Fortaleza (casa), Goiás (casa), Botafogo (fora), São Paulo (fora) e Atlético-MG (casa);
  • Corinthians: Internacional (casa), Botafogo (fora), Avaí (casa), Atlético-MG (fora), Ceará (fora) e Fluminense (casa)

Vagas podem aumentar

Para se classificar direto para a fase de grupos da Libertadores, o São Paulo precisa terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados – quinto e sexto vão para a fase prévia.

Caso o Flamengo seja campeão da atual edição da Libertadores, o quinto colocado do Brasileirão também garante uma vaga nos grupos.

Mas o número de vagas ainda pode aumentar, transformando o G-6 até em G-8. São duas possibilidades:

  1. Se o Athletico-PR terminar o Brasileirão entre os seis primeiros, o sétimo colocado da competição nacional também vai à Libertadores. O time paranaense foi campeão da Copa do Brasil e já tem vaga garantida;
  2. Se o Flamengo for campeão da Libertadores deste ano e o Athletico ficar entre os seis, duas vagas serão abertas, e assim até o oitavo colocado do Brasileirão tem lugar assegurado no torneio continental.

O São Paulo inicia a sua sequência neste sábado, às 17h, diante do Santos, na Vila Belmiro.