“Se algumas manchas na imagem de ídolo acontecerem, tudo bem”, diz Raí, dirigente do São Paulo

3045

GloboEsporte

Veja como foi entrevista do executivo de futebol do Tricolor ao jornal “O Estado de S.Paulo”

Marcelo Hazan

Desde que assumiu a diretoria de futebol do São Paulo, no final de 2017, Raí convive com críticas ao seu novo trabalho, mesmo tendo o rótulo de um dos maiores ídolos do Tricolor.

Em entrevista à coluna “Direto da Fonte”, do “Estadão”, Raí comentou sobre o tema e admitiu que sabia do risco que corria ao aceitar o cargo. Nos dois anos de comando, o São Paulo não conquistou títulos.

Publicidade

– Um dos grandes aprendizados meus foi tirar a capa de ídolo e me expor como dirigente. Está sendo, além da contribuição que eu estou dando, um grande desafio. Mas eu acho que a carreira que construí não tem como ser destruída. Posso ser momentaneamente questionado pela paixão que o futebol suscita, mas eu percebo hoje que isso só vai me engrandecer como pessoa. E se algumas manchas na minha imagem de ídolo acontecerem, tudo bem. É uma decisão que tem um impacto grande na vida cotidiano – afirmou Raí.

A coluna, assinada pela jornalista Sonya Racci ainda lembrou uma entrevista dada pelo ex-treinador do Tricolor Muricy Ramalho em que ele diz que o São Paulo “se acomodou”. Raí respondeu:

– O Muricy tinha razão, mas há muito tempo o São Paulo já vem buscando o caminho certo. Fomos campeões da Libertadores, do mundo… Enquanto isso todos os outros clubes estavam trabalhando. Tem uma tendência de acomodação depois de um sucessão de vitórias. Mas o São Paulo já passou faz bastante tempo dessa fase – disse.

Raí durante treinamento do São Paulo no CT da Barra Funda — Foto: Marcelo Hazan

Raí durante treinamento do São Paulo no CT da Barra Funda — Foto: Marcelo Hazan

Na tentativa de mudar a estrutura do clube e ter um novo rumo no futebol, o São Paulo estuda a possibilidade de virar clube-empresa. Em agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), visitou o CT do São Paulo para conversar sobre o projeto de lei sobre o tema.

Maia tem conversado com clubes e entidades (ele visitou a CBF no fim de julho) sobre o projeto que quer gerar incentivos para os clubes que tenham interesse em criar empresas para gerirem o departamento de futebol profissional.

– É, hoje é o caminho, a profissionalização das gestões. E o São Paulo sempre foi um clube de vanguarda, de pioneirismo. O São Paulo já mudou o estatuto há três anos pensando nisso. Também encomendamos estudos. Está nos planos. Um dos grandes benefícios é a profissionalização maior da gestão, planejamento melhor de médio e de longo prazo, pensando em explorar tudo que uma marca como o São Paulo pode dar. O Flamengo, mesmo não virando empresa, fez um ótimo trabalho nesse sentido – comentou Raí.

No Brasileirão, o São Paulo perdeu os dois últimos jogos dentro de casa e deixou o G-4. Com 52 pontos, a equipe ocupa a quinta posição e está pressionado por bons resultados. O próximo jogo é contra o Santos, sábado, às 17h, na Vila Belmiro.