UOL/LancePress
O diário inglês Daily Mail publicou, ontem, uma longa reportagem sobre a carreira de Alexandre Pato, atualmente no São Paulo. No texto, é relembrado a meteórica ascensão do jogador e as projeções megalomaníacas que foram feitas no início de sua trajetória. Além disso, cita o fracasso dessas previsões e como, segundo o jornal, ele se transformou em um “playboy”. O título da matéria começa ironizando o que aconteceu com a carreira do jogador. Traduzido para o português, a manchete diz: “O curioso caso de Alexandre Pato: prodígio brasileiro cotado para se equiparar a Pelé, que se tornou um playboy exilado na China, depois de fracasso no Milan, empréstimo bizarro ao Chelsea e muitas festas”.
Vale lembrar que em 2016, quando o atacante ainda pertencia ao Corinthians, depois de boa passagem cedido ao São Paulo, o Chelsea assinou com ele por um empréstimo de seis meses, naquele que poderia ser seu retorno triunfal para a Europa, mas, com o clube inglês, ele fez apenas duas partidas, uma como titular, e marcou dois gols em 131 minutos em campo pela Premier League. No subtítulo da reportagem, foi colocado um pequeno resumo em tópicos, com as seguintes frases já traduzidas e contextualizadas para o português:
– Alexandre Pato provocou comparações com as lendas Pelé e Ronaldo após surgir no futebol brasileiro; – Ele era apenas um adolescente quando o Milan o contratou como um dos jogadores mais promissores do futebol mundial; – Pato badalou com Ronaldinho e se relacionou com uma lista de belas mulheres durante sua passagem por Milão; – No entanto, lesões o afetaram após um brilhante começo e ele perdeu destaque antes de voltar para casa; – Após uma desastrosa passagem pelo Corinthians, Pato surpreendentemente assinou por empréstimo com o Chelsea, mas ele não foi jogar; – Por fim, o jogador que um dia foi cotado a conquistar o mundo acabou no Tianjin Quanjian, na Super Liga Chinesa.
Apesar de na maior parte do tempo comentar os fracassos de Pato, a matéria também elogia o potencial do jogador e cita o bom início no Milan, a excelente passagem pelo São Paulo em 2014 e 2015, além de analisar que ele era bom demais para o futebol chinês. Por fim, o repórter Adam Shergold inclui mais uma ironia ao comentar o retorno do jogador ao Tricolor: “Uma coisa é certa: Pato sendo Pato, sua estadia não será monótona”.
Alexandre Pato voltou a vestir a camisa são-paulina em abril deste ano, após o clube ganhar a disputa por sua contratação com o Palmeiras. Aos 30 anos, sua identificação com o Tricolor falou mais alto. De lá para cá, ele atuou em 22 jogos oficiais e marcou cinco gols. Prejudicado por lesões e com dificuldade para manter uma boa sequência de atuações, tanto com Cuca quanto com Diniz, o atacante entrou em campo em 55% das 40 partidas do time desde que chegou.