Pablo, Everton e Joao Rojas: relembre as principais baixas médicas do São Paulo em 2019

505

GloboEsporte

Roberto Maleson e Valmir Storti

Tricolor Paulista tem ligeiro aumento no número de casos clínicos nesta temporada em relação a 2018. Centroavante Pablo perde 29 partidas neste ano. Veja o balanço

O departamento médico do São Paulo em 2019 foi bem movimentado: foram 48 baixas médicas. As idas e vindas de atletas para tratamento foram motivo de preocupação no clube. Um caso emblemático é o meia-atacante Everton. Desde que chegou ao clube em 2018, o camisa 22 do Tricolor Paulista atuou em 60 partidas – média de 30 por ano. Seu último jogo foi na 21ª rodada, quando sofreu uma lesão parcial no ligamento cruzado do joelho esquerdo.

Publicidade
Everton sente lesão pelo São Paulo — Foto: Pedro Vale/Agif/Estadão Conteúdo

Everton sente lesão pelo São Paulo — Foto: Pedro Vale/Agif/Estadão Conteúdo

Durante a temporada, Everton precisou ir ao DM em quatro oportunidades: duas para tratar as coxas, uma para se recuperar após concussão cerebral. A derradeira foi em setembro quando precisou passar por cirurgia no joelho. No total, o meia perdeu 25 partidas de 2019 pelos problemas médicos.

Outro que passou muitas vezes no estaleiro foi o zagueiro Anderson Martins: quatro idas. O defensor de 32 anos não conseguiu ter uma sequência grande neste ano. A maior foi do final de fevereiro até o fim de março quando atuou em oito partidas consecutivas. Em 2019, o camisa 4 esteve em campo em apenas 22 duelos. Ele foi ausência por questões clínicas em três oportunidades para se recuperar de problemas no joelho e outra vez em função de uma tendinite na coxa.

Pablo é quem mais perdeu jogos por lesões ocorridas neste ano — Foto: Infoesporte

Contratação mais cara do São Paulo em 2019, Pablo não conseguiu render o esperado. Com apenas sete gols em 28 partidas, o atacante também sofreu com seguidos problemas médicos na temporada. Ele foi quem mais desfalcou a equipe por veto clínico em todo o ano: 29 partida fora, no total. A mais grave foi um cisto artrossinovial na região lombar da coluna. Por conta disso, Pablo precisou passar por procedimento cirúrgico.

Outro caso grave é do atacante Joao Rojas. Lesionado desde o ano passado, o equatoriano teve uma nova lesão no joelho direitoquando já estava em transição da contusão do ano anterior. Ele precisou passar por nova cirurgia e desfalcou o time em 25 partidas desde que sofreu esse novo problema. Na conta de quantos jogos o jogador ficou fora por lesão, consideramos apenas os jogos após a nova lesão ser constatada.

Joao Rojas não entra em campo pelo São Paulo desde 2018 — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Joao Rojas não entra em campo pelo São Paulo desde 2018 — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Entre os contratados para 2019, Alexandre Pato e Hernanes também frequentaram o departamento médico. Cada um precisou se tratar três vezes no ano. Após se recuperar de uma lesão na região cervical, Pato ainda teve outros dois problemas na coxa direita entre agosto e outubro. Já o meia conviveu com problemas na coxa. A mais grave o deixou fora de combate por mais de um mês.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2019, além do apurado pelos setoristas do GE no dia a dia dos clubes.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2019 até a data da publicação desta matéria: 16 de dezembro de 2019. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento.

Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos. Todos os clubes receberam o contato da reportagem para checagem da lista de jogadores no DM na temporada. No entanto, o São Paulo não respondeu ao pedido feito pelo GloboEsporte.com.