São Paulo se prepara para a Copinha; jovens veem responsabilidade maior.

423

UOL/LancePress

Enquanto o elenco principal do São Paulo curte as férias, a equipe sub-20 está em preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição na qual estreia no dia 4 de janeiro, contra o Operário-PR, em São Bernardo do Campo. O time entra na disputa com a responsabilidade de ser o atual campeão e trará algumas caras novas para esta edição, inclusive campeões mundiais.

Os jovens da base tricolor estão treinando no CT de Cotia, centro de excelência do clube para formação de jogadores. Em vídeo publico pela SPFCTV, alguns atletas falaram da expectativa para o início do torneio, que abre o calendário do futebol brasileiro, outros analisar o peso de buscar o bicampeonato, já que em 2019 quem levantou a taça foi justamente o São Paulo ao bater o Vasco.

“Apesar de a gente ser o atual campeão, confesso que estou bem ansioso para jogar novamente essa competição que é muito importante, dá uma visibilidade enorme”, disse o meia Rodrigo Nestor. “Muita responsabilidade, porque a gente é um clube muito grande, muito gigante, tem que ser sempre muito, é o São Paulo, é bem maior do que a gente, é bem maior do que muita coisa”, afirmou o zagueiro Fasson.

Publicidade

Para 2020, haverá algumas mudanças em relação ao grupo que disputou a Copinha neste ano. Uma parte dos jogadores subiu para o profissional e outra estourou a idade limite para inscrição, mas a comissão técnica da categoria ganhou os reforços de jovens do sub-17, que participarão do torneio pela primeira vez. Entre os recém-promovidos estão dois campeões mundiais.

“Nós recebemos meninos campeões mundiais, campeões paulista, então para nós é um alívio, porque nós perdemos alguns campeões da Copa São Paulo e recebemos outros campeões”, declarou o técnico Orlando Ribeiro. O meia Talles Costa e o lateral-esquerdo Patryck, conquistaram a Copa do Mundo sub-17 com a Seleção Brasileira neste ano e estão entre os jovens que estreiam na Copinha. Ambos revelaram a expectativa para o início da competição, valorizaram o trabalho de preparação e buscam marcar seus nomes na história do clube e do mais famoso torneio de base do Brasil.

“A expectativa é alta, porque eu acompanho a Copa São Paulo desde pequeno, muitos familiares sempre me perguntam quando eu vou jogar, então vai ser muito importante para mim e para o resto da minha carreira, é algo que ficará marcado”, comentou Talles.

“A preparação está muito boa, estamos focados para dar o nosso melhor e sair como bicampeões”, completou Patryck. O atacante Juan era para estar no elenco campeão do mundo sub-17 com a Seleção Brasileira, mas acabou cortado por lesão perto do início da Copa. No entanto, no fim deste ano, ele ganhou do técnico Fernando Diniz a oportunidade de entrar como titular da equipe principal na última rodada do Brasileirão-2019, na vitória por 2 a 1 sobre o CSA, fora de casa.

“Apesar da pouca idade, somos atletas com bastante personalidade, tem que ter muita personalidade para usar essa camisa”, disse Juan. Os novos integrantes do sub-20 são-paulino sabem da responsabilidade que terão ao defender o título conquistado na edição 2019, mas contam com o auxílio dos mais velhos e da qualidade da preparação para enfrentar os adversários que devem vir fortes para derrubar atuais campeões.

“Como eles foram campeões no ano passado, neste ano vai ser uma responsabilidade maior, todo mundo vai querer ganhar do São Paulo e a gente está trabalhando no dia a dia para chegar lá e dar conta do recado”, avaliou o atacante Marquinhos, que também estreia na Copinha. “Agora a gente está um pouco mais experiente, a gente tem que entrar mais focado para passar mais tranquilidade para os meninos que estão chegando agora”, garantiu o lateral-esquerdo Wellington, campeão em 2019.

O São Paulo joga a primeira fase da Copinha no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, e faz sua estreia na competição no dia 4 de janeiro, às 16h, contra o Operário-PR. Os outros dois membros do Grupo 29 são o EC São Bernardo, dono da casa, e o Palmeira-RN. Os jogos da competição de base terão transmissão do SporTV, da TV Cultura, da Rede Vida e da FPF TV. Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira. Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.