GazetaEsportiva
Neste domingo, às 19h (de Brasília), São Paulo e Grêmio fazem um duelo direto na briga por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020. E o confronto, realizado na Arena do Grêmio, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorre em situação semelhante ao do Brasileirão do ano passado, que terminou empatado e complicou o Tricolor Paulista na briga pelo G4.
Na ocasião, São Paulo e Grêmio se enfrentaram no Morumbi pela 34ª rodada da competição nacional. Se os paulistas derrotassem os gaúchos, quartos colocados na época, assumiriam a posição. No entanto, o placar terminou em 1 a 1, resultado que manteve o Imortal à frente.
No primeiro jogo de André Jardine depois da demissão de Diego Aguirre, o Tricolor Paulista não mostrou um bom futebol. Aos 11 minutos do segundo tempo, Madson tabelou com Ramiro pela direita e cruzou para Everton cabecear e deixar os visitantes em vantagem. Aos 28, após cruzamento de Everton, Michel se antecipou a Paulo Victor e testou contra a própria meta, deixando tudo igual.
O empate fez ambas as equipes ficarem com 59 pontos. Porém, os gaúchos se mantiveram acima pelo maior número de vitórias. Ao término do campeonato, o clube do Morumbi teve que se contentar com a vaga na fase da preliminar do torneio continental, da qual foi eliminado pelo Talleres, da Argentina.
No momento, o time do técnico Fernando Diniz ocupa a sexta posição e soma 57 pontos conquistados, dois a menos que o Grêmio, quarto colocado. Como o Flamengo, campeão da Libertadores deste ano, e o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, estão entre os seis primeiros, o sexto lugar dá ao Tricolor Paulista uma vaga direta no torneio continental.