GloboEsporte
Marcelo Hazan
Tricolor joga melhor no primeiro tempo do empate sem gols com o Palmeiras.
O São Paulo passou no primeiro grande teste de 2020. O empate sem gols contra o Palmeiras, domingo, na Fonte Luminosa, como visitante, mostrou sinais de evolução no time comandado por Fernando Diniz.
O Tricolor foi melhor do que o rival na primeira etapa, quando teve mais a posse, circulou a bola e conseguiu criar jogadas de perigo. O time começou bem o segundo tempo, quase marcou com Daniel Alves mas o Palmeiras foi superior e pressionou mais em busca do gol, acertando duas vezes a trave.
No fim, o empate foi justo.
Veja os números do jogo:
- Posse de bola: 46% x 54%
- Finalizações: 6 x 10
- Passes: 217 x 262
- Faltas: 9 x 8
Daniel Alves teve a melhor chance do São Paulo para definir o clássico com o Palmeiras, mas não fez o gol — Foto: Marcos Ribolli
No segundo tempo, com o Palmeiras dominante, o São Paulo poderia ter definido o clássico. O lançamento de Tiago Volpi encontrou Daniel Alves livre na cara de Weverton, mas ele parou no goleiro palmeirense (veja no vídeo abaixo).
A jogada, segundo Fernando Diniz, é fruto de treinamento.
– Certamente é treinado esse lance do Volpi. Alguém tem de saber fazer o escape para aproveitar quando a linha do adversário está mais alta – disse o treinador.
Dispositivo não suportado.
Infelizmente, não foi possível encontrar um vídeo compatível com o seu dispositivo.
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Daniel Alves recebe lançamento de Tiago Volpi, fica na cara de Weverton e perde a chance
Na avaliação de Hernanes, o São Paulo começa a mostrar um estilo de jogo. Não importa o local da partida. O time estreou no Paulistão com vitória sobre o Água Santa, por 2 a 0, no Morumbi.
– A equipe está se solidificando. Tentamos impor nosso ritmo e tem que ser assim independentemente do jogo e do local. Tentamos isso, nos adaptamos a situação do fim, baixando a marcação e o mais importante foi o espírito de luta com solidez defensiva, criando chances. Foi um clássico diferente em relação aos do ano passado – disse Hernanes.
Em 2019, ano citado por Hernanes, o São Paulo teve o pior desempenho em clássicos entre os rivais paulistas. O time terminou o ano com aproveitamento de 27,7% nos jogos contra Corinthians, Palmeiras e Santos.
O São Paulo nos clássicos de 2019:
- 12 jogos
- 2 vitórias
- 4 empates
- 6 derrotas
Um novo passo dessa evolução poderá ser dado após as voltas de Antony e Igor Gomes, convocados pela seleção olímpica. Os jogadores só deverão retornar após o torneio, no dia 10 de fevereiro.
Antony, porém, é alvo de clubes do exterior – a janela de transferências para os principais países da Europa fecha nesta sexta-feira (31). A dupla terminou 2019 como titular e pode acrescentar qualidade ao time nesta temporada.
O principal desafio do São Paulo em 2020 será fazer dinheiro para amenizar a situação financeira do clube, sem perder a base do time. O clube fechou 2019 com déficit de R$ 180 milhões. Além de Antony, Liziero é outro jogador visado no mercado.
O São Paulo permanecerá em Araraquara para encarar a Ferroviária, quarta-feira, novamente na Arena Fonte Luminosa. Helinho, substituído com dores no tornozelo esquerdo, será reavaliado e é dúvida.
Assista aos melhores momentos:
Dispositivo não suportado.
Infelizmente, não foi possível encontrar um vídeo compatível com o seu dispositivo.
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Melhores momentos de Palmeiras 0 x 0 São Paulo, pelo Campeonato Paulista 2020