LANCE
Tricolor teve um ano conturbado no profissional e terminou a temporada com apenas dois jogadores campeões da Copinha em seu elenco: Antony e Gabriel Sara
Atual campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o São Paulo é um dos favoritos para conquistar o título desta temporada do mais tradicional torneio de base do futebol brasileiro, que se inicia nesta quinta. Depois de levantar a taça em 2019, o Tricolor encerrou o ano com apenas dois jogadores daquela campanha vitoriosa em seu elenco profissional: o atacante Antony e o meio-campista Gabriel Sara, pouco utilizado.
Há anos, o clube do Morumbi tem sua base elogiada dentro e fora do país. Nas últimas temporadas, o São Paulo revelou nomes como Liziero, Igor Gomes, Luan, Helinho e Éder Militão, hoje no Real Madrid. Mesmo assim, nem sempre há espaço no elenco profissional e, por isso, alguns atletas demoram a ter uma chance no CT da Barra Funda ou são negociados.
Em 2019, com o clube vivendo altos e baixos durante toda a temporada e sendo comandado por André Jardine, Vagner Mancini (interinamente), Cuca e Fernando Diniz, os garotos da base não ganharam tantas oportunidades. O grande destaque foi Antony, que já estava entre os profissionais antes da disputa da Copinha e, depois do título, voltou com a auto-estima elevada.
No mais, os outros campeões do torneio sub-20 seguiram aguardando oportunidades ou foram para outros clubes. Do elenco de 2019, nove jogadores ainda têm idade para disputarem a Copinha e estão inscritos para esta temporada. São eles: Arthur Gazze, Eduardo, Fasson, Sena, Welington, Marcos Jr., Rodrigo Nestor, Ed e Vitinho.
Sem espaço no CT da Barra Funda, o zagueiro Morato foi vendido ao Benfica, de Portugal, por aproximadamente R$ 6 milhões de euros. Já o lateral e também zagueiro Tuta também seguiu rumo à Europa, tendo sido negociado com o Eintracht Frankfurt, da Alemanha. Artilheiro do Tricolor na Copinha do ano passado, o centroavante Gabriel Novaes foi emprestado ao Barcelona B, mas foi muito pouco utilizado e ainda busca seu espaço no Velho Continente.
Neste ano, os 30 jogadores inscritos pelo São Paulo na Copinha iniciam sua jornada no sábado, dia 4, contra o Operário, do Paraná. Mais do que chegar à final, jogar para um grande público, ver seus jogos sendo transmitidos ao vivo na televisão, os jovens jogadores precisam provar que têm condições de brigar por um espaço no concorrido mercado dos profissionais.
LEIA TAMBÉM:
- Michel Araújo treina com bola pelo segundo dia seguido e fica perto de retorno no São Paulo
- Jamal Lewis é cortado da seleção da Irlanda do Norte por lesão e inicia tratamento no São Paulo
- Após bateria de exames, São Paulo treina e segue preparação para enfrentar o RB Bragantino
- Técnico campeão da Sul-Americana pelo São Paulo acerta com o ABC-RN
- “Tem energia”: veja raio-x de Calleri sob o comando de Zubeldía no São Paulo e por que ele continua titular