GloboEsporte
Gabriel Duarte e Marcelo Hazan
Negociação é por empréstimo gratuito de um ano com opção de compra; Raposa será responsável por pagar 90% dos salários do jogador.
Cruzeiro e São Paulo encaminharam um acerto por empréstimo de Everton Felipe de um ano, com opção de compra. Na negociação, o Tricolor vai ceder o jogador gratuitamente, e a Raposa ficará responsável por pagar 90% dos salários.
Para a transferência ser concretizada, é preciso que tudo negociado seja colocado no papel, além do meia realizar exames médicos e assinar contrato. A previsão é de que o jogador vá para Belo Horizonte na próxima semana.
Everton Felipe estava emprestado ao Athletico-PR — Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
O nome do jogador, entre outros do São Paulo, foi apresentado à alta cúpula cruzeirense e ao técnico Adilson Batista, que gostou da sugestão de Everton Felipe.
Neste momento, o Cruzeiro é administrado por um conselho gestor, formado por conselheiros. E é por eles que passa a decisão de acertar ou não com um jogador. Até o começo da próxima semana, o martelo deverá ser batido.
O São Paulo entende que Everton Felipe poderá recuperar seu futebol e voltar a jogar no Cruzeiro, que lutará para voltar para a Série A e terá também as disputas do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil. O Tricolor também precisa diminuir sua folha salarial em 2020, após fechar a última temporada com déficit de R$ 180 milhões.
Outros clubes procuraram o Tricolor interessados em Everton Felipe, como por exemplo o Sport, mas o São Paulo preferiu negociar o jogador com o Cruzeiro. Caso se destaque em Minas Gerais, Everton Felipe poderá retornar ao Morumbi em 2021 ou se valorizar no mercado.
Everton Felipe fez cinco jogos no Athlético-PR, para onde foi emprestado em agosto. A ideia agora é que ele tenha mais oportunidades para jogar no Cruzeiro de Adilson Batista.
Everton Felipe, do São Paulo, está encaminhado com o Cruzeiro — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net
Currículo
No São Paulo, apesar de ter sido relacionado com frequência, Everton Felipe disputou apenas 19 jogos entre 2018 e o início da última temporada. Sem espaço na equipe, foi emprestado ao Athletico em meio a disputa da Série A do Brasileiro.
Revelado pelo Sport aos 16 anos, o meia foi negociado por empréstimo para integrar a base do Internacional em 2014. Voltou ao Rubro-negro somente dois anos depois, tornando-se um dos principais jogadores do time no Brasileiro de 2016. Everton Felipe começou o ano seguinte atuando com frequência, até ter uma lesão de ligamento, em setembro. Ainda assim, fez 50 jogos na temporada.