São Paulo à la Diniz: técnico quer dar sua cara ao time no Paulista e transformar posse de bola em gols

459

GloboEsporte

Tricolor estreia na competição estadual nesta quarta-feira, às 21h30, no Morumbi.

Rubens Chiri / saopaulofc.net

O São Paulo estreia no Paulistão nesta quarta-feira, contra o Água Santa, às 21h30, no Morumbi. Após a pré-temporada, a expectativa do técnico Fernando Diniz é poder colocar em campo uma equipe que tenha mais a sua cara. E isso significa transformar a posse de bola em gols.

Publicidade

Diniz foi contratado no ano passado para o lugar de Cuca, em meio ao Campeonato Brasileiro, e tinha como meta evitar que o São Paulo ficasse fora da Libertadores. A vaga no torneio sul-americano foi conquistada, mas sem o treinador conseguir colocar toda sua filosofia em prática.

Dispositivo não suportado.

Infelizmente, não foi possível encontrar um vídeo compatível com o seu dispositivo.

Acesso gratuito

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte

Como vem o São Paulo em 2020? Setorista analisa novidades do clube para o Paulistão

Como vem o São Paulo em 2020? Setorista analisa novidades do clube para o Paulistão

– Ele (Fernando Diniz) pediu bastante intensidade, movimentações na fase de construção. O time não confundir ter posse e ser moroso, ser um time agressivo, procurando o gol. Acho que esses foram alguns ajustes que ele fez na pré-temporada – afirmou Bruno Alves.

Jogadores do São Paulo trabalham posse de bola em treino no CT da Barra Funda — Foto: Marcelo Hazan

Jogadores do São Paulo trabalham posse de bola em treino no CT da Barra Funda — Foto: Marcelo Hazan

Nos 17 jogos do São Paulo sob o comando de Fernando Diniz, o time fez 16 gols, média de quase um gol por partida. No jogo em que teve mais posse, diante do Avaí, pela 27ª rodada do Brasileirão, o Tricolor só conseguiu fazer um gol. O time teve 76% de posse contra 24% do adversário.

Já diante do Cruzeiro, pela 26ª rodada do Brasileirão, o São Paulo foi derrotado por 1 a 0 mesmo deixando o gramado com 60% posse. O clube mineiro viria a ser rebaixado na última rodada do torneio.

A falta de efetividade e as poucas chances de gols criadas durante as partidas foram alvo de protestos por parte da torcida na reta final da temporada, principalmente nas redes sociais. Fernando Diniz sabe que o time não produziu o esperado e trabalhou em cima de uma equipe mais consistente.

– A prática é uma melhora do que aconteceu no ano passado. Não existe mágica para se fazer. A gente teve uma pré-temporada e tem que tomar cuidado, foram só dez dias. A gente soube aproveitar bem e melhorar o time, das coisas que achamos pertinentes. O time vai estar pra este ano com um pouco mais de consistência para poder produzir um jogo de mais posse, que tem mais a minha cara. Isso é uma coisa gradativa. Não vão ser dez dias que vão mudar da água pro vinho – explicou Diniz.

Fernando Diniz conversa com Daniel Alves e Reinaldo no São Paulo — Foto:  Rubens Chiri / saopaulofc.net

Fernando Diniz conversa com Daniel Alves e Reinaldo no São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Para colocar esse trabalho em prática, o treinador aposta em um meio de campo leve, sem um primeiro volante de mais marcação. Na posição à frente dos zagueiros irá atuar Tchê Tchê, que tem por característica a boa saída de bola e a velocidade. Daniel Alves e Hernanes completam a linha do meio.

A ideia de Fernando Diniz é ter uma saída de bola com qualidade desde a defesa para que os atacantes sejam servidos mais vezes. Um dos grandes problemas do São Paulo em 2019 foi justamente a falta de gols dos atacantes. Pablo foi o artilheiro da temporada, com apenas sete gols.

Com isso, o São Paulo deve estrear nesta quarta-feira com: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes; Vítor Bueno, Helinho e Pablo.

O treinador não tem à disposição o meia Gabriel Sara, o zagueiro Walce e o atacante Rojas (lesionados) e Antony e Igor Gomes (na seleção brasileira olímpica).