São Paulo começa 2020 com elenco repleto de nomes formados em Cotia

745

Tricolor tem 15 jogadores formados em sua própria categoria de base no elenco profissional. Três deles não farão a pré-temporada com o restante do grupo 

CSA x São Paulo
Na última rodada do Brasileirão do ano passado, São Paulo atuou com quase todo o time formado na base (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

LANCE

A temporada 2020 começa para o São Paulo na próxima quarta, quando o elenco se reapresenta no CT da Barra Funda para o início das atividades visando as competições dos próximos meses, sobretudo a Copa Libertadores e o Campeonato Paulista. Sem tanto dinheiro em caixa e com um elenco que já considera bom, o Tricolor iniciará o ano com pelo menos um terço de seus jogadores formados em Cotia. 

Atualmente, o São Paulo tem 15 jogadores em seu elenco profissional formados pelo próprio clube. São eles: Hernanes, Liziero, Luan, Toró, Helinho, Brenner, Shaylon, Araruna, Paulinho Boia, Gabriel Sara, Lucas Perri, Denis Júnior, Igor Gomes, Walce e Antony. Os três últimos foram convocados pelo técnico André Jardine para defenderem a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico e perderão a pré-temporada, assim como o início do Campeonato Paulista.

Há a possibilidade desse número sofrer uma queda nos próximos dias. Isto porque, alguns nomes podem ser novamente emprestados, assim como aconteceu em 2019, como Araruna, que defendeu o Fortaleza ao longo do ano passado, e Paulinho Boia, que estava no São Bento, de Sorocaba. 

É bem verdade que boa parte desses jogadores citados não serão titulares e brigam por espaço no elenco, casos de Gabriel Sara, Brenner e Helinho, que caiu muito de produção nos últimos meses do ano passado e chegou a voltar a atuar pelo sub-20. Outros, como Walce e Antony, são especulados em outros clubes e podem ser negociados para que o São Paulo diminua o déficit de R$ 180 milhões registrado ao fim da última temporada. 

O fato é que o grupo comandado por Fernando Diniz, pelo menos neste início de temporada, deve estar repleto de jogadores formados em casa, que conhecem a história do São Paulo e estão acostumados a jogarem pelo clube desde pequenos. Diariamente, os atletas mais experientes como Tiago Volpi, Daniel Alves, Alexandre Pato e Pablo terão a companhia dos garotos de Cotia.

Vale lembrar que o grupo tricolor ainda pode receber mais jogadores vindos da base nas próximas semanas. Atual campeão da Copinha, o time sub-20 do São Paulo está disputando o torneio mais tradicional da base do futebol brasileiro. Nomes como Rodrigo Nestor e Fasson despontam como favoritos pela briga de uma vaga na equipe profissional. Para isto, no entanto, precisarão levar o Tricolor longe na competição. A equipe empatou na estreia e, na próxima terça, 21h30, contra o Palmeira-RN. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: