São Paulo precisa resolver futuro de jovens que estouraram idade da base

852

UOL

Bruno Grossi

O São Paulo marcou a apresentação do elenco de 2020 para amanhã (8). O começo da pré-temporada marcará também a definição do futuro de garotos criados em Cotia que estouraram a idade limite para fazer parte das categorias de base. A diretoria trabalha com três planos: integrar ao elenco de vez, renovar para emprestar ou liberar no mercado da bola antes do fim do contrato.

Na primeira categoria, três são favoritos: o goleiro Thiago Couto, o volante e zagueiro Diego e o meia Gabriel Sara. Eles foram os mais frequentes nos treinos do grupo principal em 2019, e os dois últimos chegaram a estrear como profissionais. No caso de Diego, as chances de permanência aumentaram diante do risco de perder Walce. Nos três casos, os contratos já são considerados seguros e ajudam à diretoria a seguir o plano de reforçar o elenco de forma caseira, sem gastar com contratações.

Publicidade

A segunda categoria tem o volante Rafael como exemplo do que é considerado ideal para o São Paulo neste momento. Ele tinha contrato até abril, renovou até dezembro de 2021, mas foi emprestado para disputar o Campeonato Mato-Grossense pelo Cuiabá. O clube conversa com os representantes do lateral direito Caio, do meia Danilo e do atacante Fabinho para tentar uma solução semelhante. Os três têm vínculos somente até meados deste ano.

Dois nomes mais desconhecidos completam a lista dos nascidos em 1999 — que ainda tem o zagueiro Walce, o volante Luan, o meia Igor Gomes e o atacante Toró, todos já integrados ao elenco profissional definitivamente: o zagueiro Felipe Camargo e o lateral direito Carlinhos. O primeiro tem contrato mais longo, passou 2019 emprestado ao Avaí e deve ser repassado novamente. Com vínculo até 31 de janeiro, Carlinhos pode ser liberado antes para buscar um novo clube.

Confira o tempo de contrato restante para cada garoto que já estourou a idade limite para as categorias de base: Carlinhos – lateral direito – 31/01/2020: deve ser liberado no mercado Rafael – volante – 31/12/2021: tinha contrato até abril, mas renovou e foi emprestado ao Cuiabá Danilo – meia-atacante – 17/4/2020: indefinido Caio – lateral direito – 30/6/2020: indefinido Fabinho -atacante – 30/6/2020: indefinido Felipe Camargo – zagueiro – 30/5/2022: emprestado ao Avaí em 2019, deve ser repassado novamente Thiago Couto – goleiro – 30/6/2022: deve permanecer no elenco profissional Diego – zagueiro/volante – 31/12/2022: deve permanecer no elenco profissional Gabriel Sara – meia – 30/4/2023: deve permanecer no elenco profissional.